Grão Direto e Microsoft promovem evento sobre o uso de tecnologias inovadoras no agro

Publicado em 20/09/2023 09:46
As empresas reuniram líderes do setor agrícola e de tecnologia para discutirem como a tecnologia já revoluciona e transformará a rotina de quem comercializa grãos no Brasil.

A Grão Direto – líder na comercialização digital de grãos na América Latina em colaboração com a Microsoft e com o apoio da Teltec - empresa que fornece soluções, serviços e consultoria de tecnologia, realizaram um evento inovador na última terça-feira (12/09). Sob o tema "Semeando Grãos para Colheita no Futuro Digital", a conferência reuniu líderes do setor agro e tecnológico para discutir como a tecnologia é aplicada atualmente na jornada de venda e compra de grãos e como ela vem e continuará transformando  o cenário do agronegócio brasileiro.

O evento contou com uma série de palestras e debates que exploraram as tendências inovadoras mais recentes e suas aplicações na cadeia agrícola. Questões como inteligência artificial, blockchain, análise de dados, bem como tópicos vitais do setor agrícola, como barter digital e ESG (Ambiental, Social e Governança) estiveram em destaque. Além disso, abordou-se o tema da inovação e adoção de tecnologias em grandes empresas já consolidadas do setor. Diversos palestrantes de empresas globais, que já participam da transformação digital do agro, compartilharam suas experiências, resultados e visões sobre o mercado.

Mais de 60 representantes de empresas líderes no agronegócio e tecnologia estiveram presentes no evento, participando de uma discussão sobre as perspectivas que o futuro digital promete para o setor. Fred Marques, Co-fundador e CTO da Grão Direto, compartilhou sua visão durante o evento: "Estamos no ponto de virada da transformação digital. Dentro da porteira, o agro sempre foi muito tecnológico: vimos crescentes muito fortes de produtividade, de expansão de área com o uso de biotecnologia, genética e outras inovações. E, nos últimos anos, temos visto um crescimento exponencial da digitalização também fora da porteira, com grandes players envolvidos e engajados, demonstrando que de fato é que este o momento da revolução digital no agro."
Ronan Damasco, diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft, também destacou a importância da interação entre o agronegócio e o setor de tecnologia no Brasil, afirmando que: “A tecnologia passou a ser indispensável.

O uso da tecnologia no agro vem se expandindo e se intensificando nos últimos anos. Desde dentro da porteira, com a agricultura de precisão, e fora (da porteira) em operações financeiras, com o uso de tecnologias como blockchain para fazer tokenização e com os avanços que a inteligência artificial está trazendo.”

 

Com a digitalização, os produtores agora têm acesso imediato a informações sobre preços e compradores em todo o país, abrindo novas perspectivas e oportunidades de negócios. “Uma das principais vantagens que vemos, além da informação, é que antigamente o produtor tinha um acesso muito restrito, conhecia poucos preços e poucos compradores. E, quando falamos em mercado de grãos, não estamos falando de um preço que seja o mesmo no Brasil todo. Cada cidade está praticando um preço de soja e milho e essa era uma informação que não existia na palma da mão. Hoje, quando um produtor acessa o aplicativo, ele já tem a informação, além de encontrar compradores que estão no radar dele e não apenas na lista de contatos.” - completa Marques.

O evento teve seu final, mirando para o futuro, apresentando como poderá ser a rotina, com as tecnologias inovadoras presentes, de uma produtora e um comprador de grãos daqui a 3 anos. Além disso, foi divulgado o próximo evento que será realizado pela startup, em novembro deste ano, com o tema: Desvendando a Safra 2024.
 

Fonte: Grão Direto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FPA participa do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS)
Em audiência no Supremo, CNA defende constitucionalidade da lei do marco temporal
Análise de dados pode trazer mais segurança e adesão às práticas de barter no agronegócio brasileiro, explica Serasa Experian
Brasil lidera iniciativa de logística reversa de embalagens de agroquímicos
Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos