Rotas Rurais ganha prêmio de excelência no Gov Summit 2023

Publicado em 08/08/2023 18:17
O programa tem como objetivo levar um Endereço Rural Digital ao produtor do campo

O Programa Rotas Rurais, desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ganhou prêmio “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública”, durante o Gov Summit 2023, realizado em Brasília.

A coordenadora do Programa Rotas Rurais, Priscilla Fagundes, foi responsável em receber o prêmio e destacou a importância da iniciativa, que tem como foco principal levar a mobilidade aos espaços rurais. “O Rotas Rurais tem como objetivo levar cidadania à população rural e aumentar a competitividade do produtor paulista por meio do endereçamento de todos os estabelecimentos localizados na zona rural do Estado de São Paulo. Além disso é uma importante ferramenta para a gestão para auxiliar na elaboração de políticas públicas, por ser também um grande hub de informações do Agro paulista” destaca.

O sistema de endereçamento foi desenvolvido para atender a demanda do Estado por mapeamento e o objetivo é levar um Endereço Rural Digital ao produtor rural. Desde que foi lançado em 2019, o Rotas Rurais já endereçou mais de 291 mil propriedades rurais em todo o Estado de São Paulo e roteou mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais.

“É um projeto pioneiro que une diferentes setores com foco na promoção da cidadania nas áreas rurais. Essa iniciativa abrange aspectos essenciais como mobilidade, saúde, conectividade, segurança, educação, serviços públicos e privados, além de tornar as políticas públicas mais eficazes e impulsionar a transformação social nessas regiões”, concluiu.

Gov Summit

O "Gov Summit" é um evento anual que tem como propósito reunir instituições públicas de todo o país para compartilhar experiências e soluções inovadoras na aplicação de geotecnologias na gestão pública.

Reunindo representantes de governos municipais, estaduais e nacionais, o encontro explorou as tendências e soluções de geotecnologias voltadas para esses mercados, apresentando as inovações mais recentes em Location Intelligence amplamente utilizadas por governos ao redor do mundo.

A proposta do evento foi mostrar, na prática, a aplicação da inteligência geográfica como solução para auxiliar nos desafios da agenda atual dos governos, como desenvolvimento urbano sustentável, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e social e políticas voltadas à segurança e bem-estar dos cidadãos. Por isso, apresentou as aplicações tecnológicas utilizadas na busca por serviços públicos de melhor qualidade, alto nível de transparência, eficiência na gestão pública e foco na qualidade de vida da população.

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Panorama dos incêndios: contextualização dos focos de fogo no país | Ouça o Agro CNA/Senar #139
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | USDA morno para grãos e café fervendo
No G20 Agro, Fávaro anuncia acesso a financiamentos para produtores afetados por queimadas com apoio do RenovAgro
Aumento das queimadas leva ruralistas e governo a defenderem maior punição à prática ilegal
Governo eleva projeção de alta do PIB em 2024 para 3,2% e vê inflação mais alta
Top Farmers :Transição energética, crise climática e segurança alimentar criam oportunidades num cenário de incertezas