Mapa firma acordo de cooperação para plano de respostas socioambientais no Marajó

Publicado em 07/08/2023 08:27
Ação interministerial foi realizada em Belém, em evento paralelo à programação da Cúpula da Amazônia

O acordo interministerial do Plano de Respostas Socioambientais foi firmado na sexta-feira (4), com o objetivo de promover a garantia dos direitos da população da região do Arquipélago do Marajó, no Pará. Assinaram o acordo de cooperação técnica os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Igualdade Racial (MIR).  

A assinatura ocorreu em ato na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na capital Belém. O secretário executivo adjunto, Cleber Soares, representando o ministro Carlos Fávaro, que está em missão oficial na Ásia, assinou o documento. A ação interministerial faz parte da programação paralela à Cúpula da Amazônia, que acontece na cidade na próxima semana.


Vulnerabilidade

Diagnóstico realizado pelo MDHC identificou uma série de vulnerabilidades na região do Marajó. A falta de água potável e de segurança alimentar da população, como acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes, são alguns dos temas que despertam preocupação.

Conforme previsto no acordo de cooperação técnica, os ministérios trabalharão de forma conjunta atuando no combate à violência e desenvolvimento sustentável, propondo, por meio do corpo técnico, soluções de curto, médio e longo prazo.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Panorama dos incêndios: contextualização dos focos de fogo no país | Ouça o Agro CNA/Senar #139
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | USDA morno para grãos e café fervendo
No G20 Agro, Fávaro anuncia acesso a financiamentos para produtores afetados por queimadas com apoio do RenovAgro
Aumento das queimadas leva ruralistas e governo a defenderem maior punição à prática ilegal
Governo eleva projeção de alta do PIB em 2024 para 3,2% e vê inflação mais alta
Top Farmers :Transição energética, crise climática e segurança alimentar criam oportunidades num cenário de incertezas