Explosão na C. Vale deixa ao menos quatro mortos e 27 desaparecidos nos escombros, informa o Consamu
Notícia atualizada às 20h54
Uma forte explosão dfoi registrada no final da tarde desta quarta-feira (26), por volta de 16h50 (horário de Brasília), na unidade de Palotina/PR da C. Vale Cooperativa Agroindustrial. As primeiras informações dão conta de que um túnel de transporte de cereais que passava por manutenção e limpeza explodiu.
A explosão deixou ao menos quatro pessoas mortas e 27 desaparecidos em meio aos escombros, de acordo com dados do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu).
O Corpo de Bombeiros da cidade informou que foi organizada uma força-tarefa para atender a ocorrência, com mais de 35 socorristas e cães da própria cidade, de Cascavel e Toledo, que ficam nas proximidades de Palotina.
Fotos e vídeos mostram a extensão dos danos às estruturas da C. Vale.
Veja a nota divulgada pela C. Vale por volta das 20h45 (horário de Brasília):
A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade.
Palotina, 26 de julho de 2023.
A Direção
O Corpo de Bombeiros e a Polícia estão no local, ajudando nas ações após o acidente e no levantamento de dados. Os funcionários da cooperativa tiveram de evacuar rapidamente prédios e estruturas nas proximidades devido aos riscos de uma nova explosão.
O presidente do Sindicato Rural da cidade, Edmilson Zabot, afirmou que também aguarda por mais informações sobre os óbitos e extensão dos danos. E lembra que, de fato, esse é um momento muito intenso de trabalho em função do pico da colheita da segunda safra de milho e das culturas de inverno no estado. "Essa é a maior colheita de milho da história do município, então estão todos a todo vapor secando para poder colher, receber, dar espaço e então, tem muita gente trabalhando, muita gente envolvida", disse ao Notícias Agrícolas.
Zabot complementou dizendo que "o Sindicato vai aguardar os desdobramentos, e sem dúvida, vamos nos envolver e prestar o apoio naquilo que for necessário e dentro das possibilidades do sindicato. Solidariedade em primeiro lugar às famílias, à empresa. Estamos em um momento muito especial, a maior colheita de milho da história de Palotina. O município vivia um momento especial, de uma colheita importante para o município, e vem uma tragédia dessas, e deixou todo mundo abalado. Aguardamos todos os esclarecimentos, e com certeza todas as pessoas de Palotina vão se solidarizar".
O Notícias Agrícolas se solidariza com toda a equipe da C. Vale, sempre muito parceira e disponível ao jornalismo do nosso portal, e dedica suas orações e boas energias às famílias das vítimas.