Presidente da Faec recebe novo superintendente da Sudene

Publicado em 19/07/2023 13:28
Durante o encontro, foi abordada a política de incentivos da Sudene para o agro e a operacionalização do FNDE

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, recebeu, nesta terça-feira (18), o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral. Durante o encontro, cujo objetivo foi aproximar as entidades, foram tratados do acesso a benefícios fiscais e linhas de financiamentos voltadas ao agro cearense.

“Queremos abrir o diálogo com o setor, por isso estamos fazendo essa visita institucional à Federação, ao Amílcar. Para estreitar a relação da Sudene com um segmento que é muito importante para a economia brasileira e para a economia do Nordeste, desde o pequeno agricultor até o setor do agronegócio”, disse Danilo Cabral.

O superintendente da Sudene falou da possibilidade de isenção fiscal do imposto de renda a produtores rurais e do acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que apoia grandes projetos de infraestrutura e pode financiar até 80% do investimento total do empreendimento. “A gente pode ampliar essa participação aos mecanismos de financiamento por meio dos fundos constitucionais e a incentivos fiscais”, disse Danilo.

O presidente da Faec apresentou demandas do setor e destacou a oportunidade para o produtor rural cearense desenvolver suas atividades por meio das políticas de incentivo da Sudene. “Hoje, por falta de informação, apenas nove empresas, no Ceará, têm acesso à isenção fiscal no imposto de renda, por exemplo. A partir de agora, a Federação vai orientar os produtores a procurar a Sudene, a elaborar seus projetos, pois é possível acessar esse incentivo fiscal. Isso é oportunidade que vale do pequeno ao grande produtor”, disse Amílcar Silveira.

Também acompanhou a reunião, o diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras)-Sescoop/CE, João Nicédio Alves Nogueira, e o secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Sílvio Carlos Ribeiro.

Sudene

Entre as principais atribuições da Sudene estão a formulação de planos e diretrizes, além do apoio, em caráter complementar, a investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura econômica e social, capacitação de recursos humanos, inovação e difusão tecnológica, políticas sociais e culturais. Também é responsabilidade da instituição a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural e a proteção ambiental do semiárido por meio da adoção de políticas diferenciadas para a sub-região.

Para impulsionar suas atividades, a Sudene conta com o FDNE e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo planejamento é realizado pela Autarquia e pelo BNB.

Fonte: Faec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas
Erros ocultos no momento do plantio podem ser cometidos até pelo produtor mais experiente, aponta especialista
Conab projeta aumento das safras de arroz, algodão, feijão, milho e soja no ciclo 2024/25