Campo Futuro levanta custos de produção na BA, GO, ES, MG e MS

Publicado em 17/07/2023 14:12
Projeto analisou avicultura, fruticultura, grãos, pecuária de corte e silvicultura

Nesta semana, o projeto Campo Futuro promoveu o levantamento de custos de produção das cadeias da avicultura, fruticultura, grãos, pecuária de leite, de corte e silvicultura nos estados da Bahia, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Os painéis são realizados em parceria com as federações de agricultura e pecuária dos estados, sindicatos rurais, produtores, universidades e centros de pesquisa.

Fruticultura – O painel aconteceu em Janaúba (MG) e contou com a parceria da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte). A propriedade escolhida de 15 hectares cultiva predominantemente banana prata anã, com estande de 1.800 plantas por hectare e a produtividade média alcançada é de 25 toneladas por hectare.

A comercialização é realizada conforme classificação, em geral, sendo 60% da produção classificada como banana extra (de primeira) e 40 % banana média (de segunda), o que interfere no valor pago.

Painel semelhante foi realizado em 2020, o que possibilitou a observação de algumas mudanças, como a renovação de bananais e maior adensamento nos plantios novos e incremento no uso de pulverização aérea.

“O momento é de baixa oferta, o que resulta em bons preços pagos ao produtor que tem produto para comercializar. Frente ao painel anterior, houve elevação nos custos operacionais e totais, mas os bons preços do momento indicam retorno positivo ao produtor”, afirmou a técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Fonseca.

Grãos – O projeto levantou os custos de produção da soja e do milho em Dourados, Maracaju e Chapadão do Sul (MS).

De uma forma geral, os produtores de Maracaju e Chapadão do Sul obtiveram colheitas dentro da expectativa para a soja e o milho 2ª safra. A produtividade média obtida para a soja foi de 70 sacas por hectare em Maracaju e de 73 sacas/ha em Chapadão do Sul.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Caos Normativo: Ferramentas de apoio ao produtor gaúcho têm recursos insuficientes e mudanças frequentes
“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas