Cultivo de cânhamo no Estado de São Paulo pode reduzir custos para uso medicinal

Publicado em 11/07/2023 15:06

O atual cenário da produção e da legislação do cânhamo no Brasil e de como as Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento podem contribuir para este segmento foi tema de uma entrevista concedida pelo coordenador de Assessoria Técnica da Secretaria (SAA), Alberto Amorim, ao Portal Sechat - plataforma de conhecimento e negócios voltada ao uso medicinal da Cannabis. 

Para o coordenador, seria primordial o andamento da legislação e de forma sincronizada, União e Estado, para determinar normativas técnicas em prol do cultivo. “Havendo a regulamentação federal, nós devemos criar no estado de São Paulo, normas compatíveis, para viabilizar a produção das ervas medicinais e das fibras de alta performance”, detalhou o coordenador da SAA. 

Amorim enfatizou ainda, que somente depois de estruturado e normalizado, os trabalhados com as ações das Câmara Setorial de Plantas Medicinais e Fibras Naturais, que o cânhamo já está inserido, poderiam iniciar as atividades. 

Durante a entrevista, na sede da SAA, também foi essencial esclarecer e distinguir as finalidades do cultivo da planta e de como ela pode ser benéfica à sociedade. “O cultivo no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, pode reduzir custos, garantir um maior controle no processo industrial e facilitar o acesso aos pacientes, especialmente, aqueles atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou Amorim. 

O entrevistado também destacou a importância da divulgação e a responsabilidade da comunicação perante este assunto controverso, para não prejudicar, principalmente, o produtor rural. 

Fonte: Secretaria de Agricultura de São

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Caos Normativo: Ferramentas de apoio ao produtor gaúcho têm recursos insuficientes e mudanças frequentes
“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas