Secretaria de Agricultura participa de exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação em celebração aos 249 anos de Campinas

Publicado em 11/07/2023 10:56

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e os Institutos Agronômico (IAC) e de Tecnologia de Alimentos (Ital), pertencentes à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que coordena as atividades de pesquisa científica da Pasta, participam, nesta terça-feira, 11 de julho, da exposição “Difusão do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação”, que integra ações de comemoração do aniversário de 249 da cidade de Campinas. 

Para a exposição, a CATI, por meio de sua Regional Campinas, apresentará aos visitantes uma amostra da produção rural da cidade – frutas, hortaliças, mel, entre outros – de agricultores locais atendidos pelos técnicos da unidade; e de mudas de frutíferas silvestres e comerciais, e essências florestais, produzidas pela CATI Sementes e Mudas, as quais são direcionadas a produtores rurais e a população em geral interessada em mudas com garantia de qualidade e preços acessíveis. “Além da exposição dos produtores, nossos técnicos apresentarão à população o trabalho da Secretaria de Agricultura no que diz respeito a questões ligadas ao meio ambiente e regularização das propriedades rurais, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, informa Rodrigo Baccan, diretor da CATI Regional Campinas.  

Baccan fala também do Projeto Frutas Vermelhas que será apresentado à população. “Como parte de nosso trabalho de apoiar os produtores rurais a diversificar a sua produção com opções rentáveis, difusão de novas tecnologias e execução de políticas públicas, estamos desenvolvendo o Projeto Frutas Vermelhas, que engloba amora, mirtilo e framboesa. São culturas novas em nossa região, mas que já possuem tecnologia e variedades adaptadas para climas mais quentes; inclusive já temos agricultores com produção comercial (venda em escala), obtendo excelentes resultados”, comenta.  

Pesquisa científica: vocação campineira  

Prestes a completar 60 anos de história, em 30 de agosto, o Ital fará, no evento, exposição de parte de seu trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem. Será uma oportunidade para o público conhecer também sua atuação visando promover a qualidade física, química e microbiológica dos alimentos e disseminar o conhecimento técnico-científico sobre a importância dos alimentos industrializados, como a série de publicações ‘Alimentos Industrializados 2030’. Pesquisadores experientes da instituição estarão presentes esclarecendo dúvidas e explicando como as atividades do Ital beneficiam o consumidor e a sociedade.  

Já o IAC, que completou recentemente 136 anos, apresentará no evento novidades em pesquisas com cana-de-açúcar, citrus, horticultura, frutas, fertilidade de solos, café, grãos e fibras e também boas práticas voltadas ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de uso agrícola. Reconhecida por seu papel centenário no desenvolvimento e disponibilização de novas cultivares agrícolas para os produtores paulistas e brasileiros, a instituição é considerada um símbolo da cidade, que se desenvolveu e ganhou relevância nacional junto com Campinas.  

Serviço
Evento: “Difusão do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação” 
Data: 11 de julho de 2023 
Local: Largo do Rosário, Centro de Campinas 
Horário: das 9h às 17h 

Fonte: Secretaria de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Caos Normativo: Ferramentas de apoio ao produtor gaúcho têm recursos insuficientes e mudanças frequentes
“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas