Missão internacional: Conab participa de reunião da rede de sistemas de abastecimento na América Latina e Caribe

Publicado em 10/07/2023 10:13

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai participar da reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização na América Latina e no Caribe (Rede SPAA), instituição internacional coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de 10 a 14 de julho, em El Salvador.

A Rede SPAA visa promover o intercâmbio de experiências para estabelecer estratégias de ação e projetos de cooperação técnica entre as instituições públicas de comercialização e abastecimento de alimentos dos países participantes. Participam da Rede SPAA, além do Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Guatemala, República Dominicana, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Venezuela, Honduras, Bolívia, Panamá e México.

No encontro, a Conab estará representada pelo seu diretor-presidente, Edegar Pretto, acompanhado do chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Marisson Marinho. Além de fazer um diagnóstico da Companhia nos últimos anos, o presidente da Conab vai detalhar as ações que serão desenvolvidas com foco no combate à fome, em especial o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a retomada da formação de estoques públicos e a Política Nacional de Abastecimento Alimentar, em processo de discussão.

"A Conab não participava do encontro há quatro anos, mesmo sendo a maior empresa de abastecimento da América Latina. Estamos retomando a presença e as missões internacionais da Conab, seguindo a orientação do Governo Federal, que está recuperando o protagonismo mundial do Brasil. O encontro da Rede será um espaço importante para mostrarmos as ações de enfrentamento da fome no Brasil e ouvirmos o que nossos vizinhos vêm fazendo nesse sentido", afirma Pretto.

Outro tema a ser abordado na apresentação da Conab será o Plano Safra 2023/2024, tanto para a agricultura empresarial como para a familiar. Nos dois casos, além de um investimento recorde, destaca-se a preocupação com a agricultura sustentável. Durante o evento, Pretto deverá ter encontros bilaterais para encaminhamento de futuros entendimentos de cooperação técnica com países vizinhos.

Na reunião serão apresentadas as experiências dos países-membros da Rede SPAA para enfrentar o cenário pós-pandemia e os impactos da guerra no Leste Europeu, com foco no abastecimento e na comercialização de alimentos, identificando as políticas públicas para manter o suprimento de comida, em especial às populações vulneráveis. Os representantes dos países-membros devem ainda debater a agenda regional e analisar possíveis entendimentos institucionais e bilaterais de cooperação técnica a serem implementados nos próximos anos. 

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Caos Normativo: Ferramentas de apoio ao produtor gaúcho têm recursos insuficientes e mudanças frequentes
“É em anos difíceis que a agricultura regenerativa mostra seu potencial produtivo”, diz CEO de empresa
Faesp busca articulação em várias instâncias para amparar produtor frente a intempéries climáticas
Agoro Carbon Alliance, da Yara International, marca presença no Top Farmers 2024 com caso de sucesso da Fazenda Gravataí
Transição para incremento da produção de grãos na Bolívia começa pelas sementes tratadas