Brasil perde o homem que revolucionou a agricultura tropical; morre Dr. Alysson Paolinelli
O Brasil perde, nesta quinta-feira, 29 de junho de 2023, o homem que transformou e revolucionou a agricultura do país. Faleceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, seu estado natal, Dr. Alysson Paolinelli, aos 86 anos. Ele completaria 87 no próximo dia 10.
Paolinelli estava internado no hospital Madre Tereza há alguns dias e teve sua saúde deteriorada após uma cirurgia na cabeça do fêmur.
Natural de Bambuí, se formou em agronomia na Universidade Federal de Lavras - na época, ESAL, onde foi, posteriormente diretor por cinco anos. Foi líder da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais em 1974 onde deu início a um inovador plano de produção de alimentos, o que lhe rendeu um convite do preisdnete Ernesto Geisel para assumir o Ministério da Agricultura, onde permaneceu por cinco anos.
Leia mais:
+ Entidades, empresas e nomes de destaque do agro lamentam morte do Dr. Alyssson Paolinelli
Alysson Paolinelli transformou o Brasil. Transformou os biomas, os sistemas produtivos, a agricultura tropical, a logística, as cadeias de suprimentos. Alysson Paolinelli transformou a educação e o conhecimento no campo e assim, transformou os brasileiros.
"O Brasil foi o único país do globo que pegou o que tinha de mais degradado em termos de bioma, que é o Cerrado, e desenvolveu a agricultura capaz de recuperar estas áreas e transformá-las em áreas produtivas e competitivas. O Brasil pode atender esse chamamento que está havendo só pelo que ele já tem de conhecimento. A recuperação do Cerrado em áreas de pastagens degradadas dá para dobrarmos a quantidade de áreas que trabalhamos hoje. E em segundo lugar, não estou inventando nada, os agricultores que evoluíram na tecnologia de irrigação - e o Brasil é o país mais rico em água - dá para irrigar a quantidade necessidade de áreas. Na agricultura tropical, temos uma grande vantagem, produzimos até três safras por ano. Se vocês quiserem visitar as áreas irrigadas do Cerrado verão todos os produtores produzindo trê safras por ano com a mesma área, com o mesmo homem, com as mesmas máquinas, ou seja, num processo muito mais evolutivo. Mantendo a fertilidade do solo, a sua capacidade competitiva e ofertando uma garantia de que o Brasil, pode também pela irrigação, resolver o problema do mundo", disse o mestre, na série A Verdade Contra a Fome produzida pelo Notícias Agrícolas.
Quando diz o Brasil, Paolinelli refere-se a ele e a sua equipe que correram o país promovendo educação e mudanças que alteraram a rota o país. Por isso e pelo rico legado que construiu, o ex-ministro foi ainda vencedor do World Food Prize, em 2006, e indicado ao Prêmio Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022.
Em 2021, em uma outra entrevista - entre as inúmeras que gentilmente nos concedeu - falou sobre o aniversário da Embrapa e contou como foi a criação da empresa que transformou o agronegócio brasileiro.
O Notícias Agrícolas lamenta mais do que profundamente a perda de um dos seus principais mentores. Farol do nosso jornalismo. Dr. Alysson Paolinelli sempre foi parte desta família e seguimos na certeza de que foi ele o responsável pela abertura do caminho que seguimos há 25 anos.