Plano Safra da Agricultura Familiar terá R$71,6 bi em crédito, diz governo

Publicado em 28/06/2023 10:02 e atualizado em 28/06/2023 11:16

 

SÃO PAULO (Reuters) - O Plano Safra da Agricultura Familiar, que será oficialmente lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, disponibilizará 71,6 bilhões de reais em crédito para o setor, informou o governo federal em comunicado que aponta que o volume de recursos é 34% superior ao disponibilizado no ano passado e o maior da série histórica.

"Ao todo, quando somadas outras ações anunciadas para a agricultura familiar, como compras públicas, assistência técnica e extensão rural, Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), Garantia-Safra e Proagro Mais, o volume investido chega a 77,7 bilhões de reais", afirma nota do Palácio do Planalto.

O plano terá taxa de juros de 4% ao ano para quem produzir alimentos, como arroz, feijão, mandioca, tomate, leite, ovos, por exemplo. Os agricultores que optarem por critérios de sustentabilidade, como o cultivo de alimentos orgânicos, terão taxa de juros de 3% no custeio e de 4% no investimento.

O anúncio do Plano Safra para a Agricultura Familiar acontece um dia depois de Lula anunciar o Plano Safra para médios e grandes produtores, com um volume de 364,22 bilhões de reais para financiamentos.

(Por Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural