Austrália projeta safras menores diante do risco de El Niño

Publicado em 05/06/2023 18:03

Logotipo Reuters

SYDNEY (Reuters) - A produção australiana de grãos de inverno deve cair na nova temporada, de acordo com o departamento de agricultura do país, já que os meteorologistas preveem um clima mais seco após três anos de chuvas recorde provocadas pelos padrões climáticos consecutivos de La Niña.

Prevê-se que a produção total da safra de inverno australiana caia 34% ante a temporada passada, para 44,9 milhões de toneladas em 2023/24, de acordo com o relatório da safra de junho do Departamento de Agricultura, Pesca e Silvicultura.

As safras de trigo e cevada cairão 34% e 30%, para 26,2 milhões de toneladas e 9,9 milhões de toneladas, respectivamente. Ambos os números estão abaixo da média de 10 anos.

Os rendimentos deverão ficar mais baixos devido à grande chance de chuvas abaixo da média nas regiões de cultivo entre junho e agosto, com o potencial para as condições do El Niño associadas a um clima mais seco, de acordo com o relatório.

A área plantada com lavouras de inverno cairá, mas permanecerá historicamente alta em 23,3 milhões de hectares, com os plantios de trigo e canola caindo 2% e 11%, respectivamente.

As plantações de cevada devem aumentar 4%, para 4,3 milhões de hectares, porque a cultura pode lidar melhor com condições mais secas.

(Por Lewis Jackson)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Como está nosso agronegócio é a palavra-chave": Bolsonaro fala aos produtores do 6º Seminário A Voz do Campo "Como está nosso agronegócio é a palavra-chave": Bolsonaro fala aos produtores do 6º Seminário A Voz do Campo
Liderança exportadora do agro brasileiro desperta interesse global Liderança exportadora do agro brasileiro desperta interesse global
Santa Catarina intensifica medidas de defesa sanitária após confirmação de foco de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul
Cidasc divulga o período do vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja em SC
CNA discute embargos ambientais no Senado
CNA debate normas de segurança no trabalho rural