Ministro Fávaro se reúne com produtores de borracha para debater estímulo à produção nacional

Publicado em 31/05/2023 15:02
O setor busca mais estímulo à produção nacional

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta quarta-feira (31) com o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural, Antonio Carlos Gerin, e com representantes dos produtores e sangradores de borracha. A reunião aconteceu na Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP).

O setor busca mais estímulo à produção nacional e Fávaro se mostrou sensível às demandas apresentadas pelo grupo. O ministro pretende dar continuidade ao debate em reuniões da Câmara Setorial, que reúne representantes de diferentes segmentos, como produção, sangria, usinas e indústria pneumática. 

O Brasil já chegou a figurar como maior produtor de borracha natural do mundo, mas hoje está em 11ª posição no ranking, contribuindo com 1% do total mundial. De acordo com representantes do setor, a produção nacional abastece 40% do mercado doméstico e o restante é importado. O imposto de importação da borracha já chegou aos 40%, segundo eles, mas neste momento a alíquota está fixada em 3,2%. 

Também participaram da reunião Esequiel Liuson, superintendente substituto do Mapa em São Paulo; Elaine Cristine Piffer Gonçalves, consultora técnica da Câmara Setorial da Borracha; Eduardo Antônio Sanchez, diretor da Apotex Brasil e da Cooperativa dos Produtores de Borracha Natural (Coopbor); Natalino de Freitas e Mário Miranda, do Movimento Nacional dos Produtores e Sangradores. 

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural