Campo Futuro levanta custos de produção de café, frutas, aves e suínos

Publicado em 12/05/2023 16:43
Painéis foram realizados nesta semana em Minas Gerais, Bahia e Goiás

Os técnicos do projeto Campo Futuro realizaram, de segunda (8) a sexta (12), levantamentos de custos de produção de café, frutas, aves e suínos. Os encontros ocorreram nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Os painéis tiveram apoio do Centro de Inteligência em Gestão e Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) e da Labor Rural, e contaram com a presença de representantes de sindicatos rurais, associações e federações estaduais de agricultura.

Confira os destaques para cada cultura:

Cacau (Ilhéus e Eunápolis – BA): De acordo com os dados levantados, a propriedade modal em Ilhéus foi caracterizada com sistema de cacau cabruca e em Eunápolis a pleno sol e irrigado. A produção no sistema cabruca apresenta menor gasto com mão de obra e aquisição de insumos. A produtividade baixa retornou margem líquida negativa.

Já a produção a pleno sol, embora demande maior investimento, apresentou indicadores econômico-financeiros mais atrativos, pois a atividade consegue se custear e é rentável ao longo do tempo.

Mamão (Itamaraju e Prado – BA): A propriedade modal tem 20 hectares cultivados com mamão, consorciado com café. Cerca de 70% da área é cultivada com mamão formosa e 30% com hawai. A produtividade média é de 133 toneladas por hectare.

Café (Guaxupé – MG): Como novidade para este modal, os participantes indicaram o uso de bioinsumos, que atrelados aos defensivos convencionais, fazem parte do manejo integrado de pragas, trazendo maior eficiência para o controle da broca do cafeeiro, bicho mineiro e nematoides.

Em comparação com o painel realizado em 2022, os desembolsos com os principais componentes dos custos de produção sofreram aumentos de 4,8% com mão de obra, 1,9% para os desembolsos com mecanização e 41,8% com defensivos. As despesas com fertilizantes recuaram 46%, possibilitando uma redução de 10% no total dos desembolsos diretos.

Aves e suínos (Rio Verde e Palmeiras de Goiás – GO): Os levantamentos de custos de produção da avicultura de corte integrada foram realizados em Rio Verde e Palmeiras de Goiás. Os resultados parciais mostram que a receita com a atividade de frango de corte cobre apenas os Custos Operacionais Efetivos (COE), que são as despesas diretas. Já os paineis de suinocultura integrada (sistemas de produção de leitões e unidade de terminação) ocorreram em Rio verde. Todos os encontros, tanto de aves, como de suínos, foram realizados presencialmente.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agro e Prosa Episódio 845 - Como reduzir a população de nematoides
ITR 2024: Soluções e Respostas para os Produtores Rurais | Ouça o Agro CNA/Senar #141
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Clima dando sustentação para o preço dos grãos e impulsionando ainda mais o café
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no Mercado | Soja | Plantio 2024/25
Evento em São Paulo reúne setor produtivo para discutir sobre a participação do agronegócio na educação brasileira
Agropecuária goiana vai receber mais de R$ 16 milhões do FCO Rural