Agrishow terá apresentação do Corredor Agro de São Paulo e oportunidades de negócios

Publicado em 01/05/2023 10:31 e atualizado em 08/05/2023 16:01

O Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, o Corredor Agro, iniciativa que visa integrar as regiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos, estará presente na programação da 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, que acontece de 1º a 5 de maio de 2023, em Ribeirão Preto (SP). Serão dois encontros técnicos com o objetivo de integrar os atores do ecossistema de inovação e apresentar oportunidades de negócios. As ações têm o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, da Embrapa e do Sebrae-SP.

No dia 1º, dia da abertura da Agrishow, as instituições integrantes do Corredor Agro farão uma apresentação da iniciativa a partir das 15h45, no estande da Secretaria de Agricultura. A proposta, baseada em um conceito internacional, visa fortalecer a inovação agropecuária no estado com foco em soluções para a transformação digital no campo, a sustentabilidade e a bioeconomia, contemplando diferentes pólos de desenvolvimento regional.

Outro evento, marcado para quarta-feira, dia 3, também no estande da Secretaria, será o painel "Corredor Agro: Oportunidades para novos negócios", em que atores das cinco regiões do Corredor irão apresentar oportunidades de negócios em diferentes segmentos tecnológicos. Os temas são biotecnologia, clima, nanotecnologia, fotônica e tecnologias quânticas, bioenergia, turismo rural e tecnológico, e ainda acesso ao mercado e rastreabilidade com foco em frutas, verduras e legumes (FLV). Participam dos painéis representantes do Polo da Agência USP de Inovação de Ribeirão Preto, da empresa Agroclima by Climatempo, da Embrapa, do Instituto Agronômico (IAC) e do Sebrae-SP.

Sobre o Corredor Agro

O Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo está baseado num conceito de desenvolvimento regional que visa promover a conexão entre hubs tecnológicos e ambientes de inovação e o setor produtivo a fim de compartilhar recursos, conhecimento e competências e impulsionar a inovação aberta e o empreendedorismo. Entre as referências globais, estão os corredores britânico The UK Innovation, o canadense The Calgary–Edmonton e o americano Texas Innovation.

As regiões abrangidas pelo Corredor em São Paulo perfazem 420 quilômetros e contemplam cidades âncoras que são referência para a produção agropecuária nacional e também reconhecidas por concentrarem importantes pólos de ciência e tecnologia, com a presença de instituições de pesquisa, empresas e startups. Conta, por exemplo, com cinco universidades que juntas formam mais de mil profissionais em ciências agrárias por ano. As mesorregiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos também concentram mais de 300 startups ligadas ao setor agropecuário, de acordo com o mapeamento realizado.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA
undefined