CNA discute propostas para o Plano Safra

Publicado em 19/04/2023 11:01
Reunião da Comissão Nacional de Política Agrícola na terça (18) também abordou fontes alternativas de financiamento para o setor

A Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA discutiu, na terça (18), as propostas do Sistema CNA para o Plano Agrícola e Pecuário 2023/2024, além de fontes alternativas de financiamento para o setor.

O presidente da Comissão, José Mário Schreiner, destacou a necessidade de se buscar crédito privado para financiar o agro. Ele comentou que a Confederação está desenvolvendo uma proposta de fundo para atender produtores rurais de todo o País.

“Uma das iniciativas do fundo será financiar produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar”, comentou.

Em relação às propostas para o plano safra, o assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que as principais demandas levantadas com as federações foram o aumento de limites por produtor, a redução de taxas de juros e mais recursos para a subvenção ao seguro rural.

A reunião também recebeu o diretor executivo do Contas Abertas, Gil Castello Branco, que abordou as operações de crédito no agro.

Ele apresentou um panorama sobre o orçamento das operações oficiais de crédito (OOC) para 2023, detalhando as subvenções, financiamentos e equalizações de recursos aplicados no agro e destacou que as dotações orçamentárias são insuficientes, principalmente no seguro rural.

Outro item da pauta foi o Sistema de Carta-Consulta Digital do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A assessora técnica da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana Barros, falou sobre o assunto.

A carta-consulta é um formulário eletrônico que deve ser preenchido por quem pretende obter financiamento acima de R$ 500 mil do FCO, trazendo mais transparência e agilidade na obtenção do financiamento.

A CNA e a Sudeco produziram um vídeo para explicar como acessar e preencher a carta-consulta. Assista clicando aqui .

Zoraide Reis, assessora técnica de Relações Institucionais da CNA, apresentou a nova estrutura do governo e as propostas em andamento no Congresso Nacional direcionadas à política agrícola.

O coordenador do Núcleo Econômico da entidade, Renato Conchon, também participou da reunião e falou sobre a reforma tributária e a posição do setor, que é ter uma reforma, desde que não onere os produtores rurais.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil dá andamento à nova temporada de olho no clima, mas também nas exigências da Europa
Preços do trigo deverão ser favorecidos por boas notícias vindas do cenário econômico global, afirma especialista
Boatos sobre recuperação judicial atrapalham investimentos no agronegócio, alerta economista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Digitalização, Plantio de Qualidade e Acordo de Livre Comércio
Agro e Prosa Episódio 846 - Ações antiestresse bióticos e abióticos
ARP#357 - Traduzindo o campo: o papel do audiovisual no setor rural