Para mitigar efeitos da estiagem, agricultores de Alegria/RS são beneficiados com construção de açudes
A reservação de água para irrigação e dessedentação animal é estratégica junto a um conjunto de medidas para minimizar os impactos das estiagens que têm sido recorrentes na região de Santa Rosa. Diante disso, o convênio entre Governo do Estado e Prefeitura de Alegria permitiu que agricultores fossem beneficiados com o Programa Avançar Açudes, que está em fase de execução no município.
Em Alegria, serão 11 agricultores beneficiados com a construção de açudes em sua propriedade. Os beneficiários, após processo de inscrição e apresentação de documentação comprovando que atendem aos critérios do Programa e à legislação ambiental vigente, foram selecionados pelo Conselho Municipal da Agricultura.
As obras de escavação dos açudes, executadas pela empresa Comercial Agrícola Michelon Ltda com projeto e assessoramento técnico da Emater/RS-Ascar, iniciaram-se no dia 13 de março. Até o momento já foram construídos cinco açudes. Os trabalhos no município devem seguir ainda na primeira quinzena de abril.
A principal finalidade da reservação de água nos estabelecimentos rurais é o uso para a irrigação, sendo que a piscicultura também pode ser implementada concomitantemente. "A reservação de água de forma adequada contribui para a melhoria da qualidade da água a ser usada na irrigação e permite um maior aproveitamento da lâmina d'água, gerando mais renda para as famílias beneficiadas pelo programa", afirma o extensionista da Emater/RS-Ascar Arlindo José Moura de Almeida.
O engenheiro agrônomo lembra também que o município de Alegria é rico em corpos hídricos, com a presença de rios e lajeados, e as áreas adjacentes apresentam alto potencial para o desenvolvimento de atividades aquícolas, porém a carência de máquinas e recursos específicos limitou o avanço dessa atividade. Com a execução do Programa Avançar Açudes, a intenção é promover um novo alento às famílias.