Fertilizantes tem redução de 25% no preço médio, em MS

Publicado em 24/02/2023 11:00

O primeiro mês de 2023 fechou com redução de 25% no preço médio dos fertilizantes, em relação ao mesmo período do ano anterior, em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Boletim de Fertilizantes da Aprosoja/MS. O cloreto de potássio (KCl) teve a maior redução de preço, com 32%; seguido do formulado de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), com 30% e o fosfato monoamônico (MAP), com 14%.

O presidente da associação, André Dobashi, reforça que “apesar dessa redução no preço dos fertilizantes, outros insumos utilizados para implantação e manejo das áreas continuam com valores de compra elevados, impedindo que a queda seja percebida pelo produtor, quando se trata do montante de custos.”

No referido mês, o total da importação apresentou aumento médio de 305% no volume, totalizando 127 mil toneladas de insumos. O destaque do período foi para os insumos fosfatados, com incremento de 702% em comparação com janeiro de 2022, seguido dos nitrogenados, com aumento de 353%. Os produtos importados pelo MS têm origem no China, Rússia, Canadá, Bolívia e Estados Unidos.

Fonte: Aprosoja MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Distorções do mercado e novos preços de referência de feijão | Ouça o Agro CNA/Senar #145
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Chuvas na metade sul do Brasil, MATOPIBA ainda seco e boa demanda pelos grãos americanos
Mapa discute ampliação do comércio e cooperação técnica em reuniões com autoridades russas
Durante rodada internacional, Secretaria de Agricultura de SP apresenta os avanços do agro
Programa da Emater-MG vai beneficiar propriedades rurais atingidas pelo rompimento da barragem em Mariana
Maior evento sobre Fiagros do país reúne especialistas para discutir sobre investimentos no agronegócio