Geadas antecipadas podem afetar sul da Argentina nos próximos dias, diz bolsa

Publicado em 16/02/2023 15:24 e atualizado em 16/02/2023 16:27

BUENOS AIRES (Reuters) – Geadas antecipadas podem afetar o estado da soja e do milho 2022/23 nos próximos dias na área agrícola do sul da Argentina, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC) nesta quinta-feira, devido à entrada de uma frente fria incomum para o verão da região.

As baixas temperaturas seriam uma má notícia para muitas lavouras que ainda estão em desenvolvimento e se somariam aos graves problemas que uma seca prolongada e histórica está causando à safra atual, que teve cortes significativos nas estimativas de produtividade.

“Vão entrar ventos polares frios e secos, provocando uma descida acentuada da temperatura, com temperaturas mínimas abaixo do normal para a época, e com risco de geadas localizadas”, explicou a BdeC em seu relatório agrometeorológico.

As baixas temperaturas seriam precedidas por chuvas nas partes oeste, sul e norte da área agrícola. No entanto, o coração agrícola argentino, o mais afetado pela seca no centro-leste do país, não receberia água, segundo os modelos da entidade.

Na semana passada, a bolsa cortou a previsão para a safra argentina de soja para 38 milhões de toneladas, ante 48 milhões estimadas no início da campanha, por conta da estiagem. Para o milho, ela projeta 44,5 milhões de toneladas, abaixo da primeira estimativa de 50 milhões de toneladas para a safra.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

100 Anos de Soja no Brasil: Do Pastor Lehenbauer à pujante Fenasoja, a trajetória do grão que revolucionou o país
New Holland inaugura Central de Inteligência que monitora máquinas em tempo real no campo
Expansão internacional do agronegócio requer assessoria jurídica
Bactérias encontradas na raiz do Mandacaru são transformadas em solução para tolerância à seca
Em tempos de escassez de crédito, instituições privadas são soluções mais simples e acessíveis
BASF refina modelo de negócios entre distribuidores e indústria para atender novo perfil do produtor