Ferramenta on-line da Epagri permite calcular custo de produção na agricultura

Publicado em 13/02/2023 10:31

A Epagri/Cepa está disponibilizando uma plataforma web que permite aos agricultores familiares de Santa Catarina conhecerem os custos de produção em suas propriedades. É o Di@rio de Campo, desenvolvido para uso dos extensionistas rurais da Empresa e dos agricultores atendidos pela extensão rural.

O sistema pode ser usado em computador, celular ou tablet. Para segurança e proteção de dados aos usuários,  o acesso é feito por login e senha, que são disponibilizados pelos extensionistas municipais aos agricultores que cultivam grãos, frutas ou hortaliças. Lá eles podem cadastrar seus ativos (recursos humanos, benfeitorias, máquinas agrícolas), as despesas para a produção (insumos, encargos financeiros, mão de obra, despesas de comercialização, serviços), além de eventos climáticos, pragas ou doenças nas culturas. Essas informações ficam armazenadas e vão criar um histórico da produção na propriedade.

Após a inserção dos dados da safra em andamento, os indicadores técnicos e econômicos automaticamente vão aparecendo na tela, permitindo ao agricultor um monitoramento sempre atualizado dos resultados ao longo do ciclo da cultura e no encerramento das safras.

Esse sistema substituiu as planilhas de computador. “Ao final da safra, com os dados produtivos cadastrados, o agricultor terá o cálculo do custo da produção e saberá quanto terá de lucro. Isso facilita a tomada de decisão e antecipa o planejamento das próximas safras, contribuindo para alcançar melhores resultados técnicos, financeiros e econômicos”, diz o pesquisador da Epagri/Cepa e responsável pela tecnologia, Dilvan Ferrari.

Em 2022 a Empresa capacitou seus extensionistas para o uso da tecnologia e para multiplicação junto aos agricultores. A partir do uso expressivo pelos produtores, a Epagri/Cepa terá custos de produção referenciais, como também regionalizados. “Esse modelo desenvolvido torna-se o padrão Epagri para análise econômica dos principais cultivos agrícolas e vem consolidar uma metodologia de apuração dos custos e receitas desenvolvida diretamente no campo de produção, trazendo a realidade vivida no dia a dia desses agricultores. Longe de ser um orçamento ou um cálculo estimado, o Di@rio de Campo é um método ímpar, possível de aplicar graças à capilaridade do sistema de pesquisa e extensão da Epagri e à histórica parceria com os agricultores de nosso Estado. Este é o diferencial de valor”, pontua Dilvan.

Fonte: Epagri - SC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FPA participa do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS)
Em audiência no Supremo, CNA defende constitucionalidade da lei do marco temporal
Análise de dados pode trazer mais segurança e adesão às práticas de barter no agronegócio brasileiro, explica Serasa Experian
Brasil lidera iniciativa de logística reversa de embalagens de agroquímicos
Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos