Agentes de crédito receberão treinamento para operação do FCO Digital no dia 9 de fevereiro

Publicado em 07/02/2023 11:00
Metade das propostas para financiamentos com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste já tramita de forma digital, e a meta é chegar a 100% nas próximas semanas, dando mais agilidade e transparência ao processo

Gestores e agentes de crédito do Sistema OCB-GO participarão, na próxima quinta-feira (9/2), de uma capacitação em FCO Digital. O evento terá o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), além da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater). O treinamento será realizado das 9 às 11 horas, no Espaço Inovacoop Goiás, sob a condução do assessor técnico da Sudeco, João Paulo Batista Cabral.

A expectativa é capacitar cerca de 500 pessoas, entre gestores e agentes de crédito das cooperativas Sicoob, Sicred e Cresol, que integram o Sistema OCB-GO, e ainda extensionistas da Emater que auxiliam agricultores familiares na elaboração de projetos de financiamentos. Oitenta deles estarão presencialmente no auditório. Os demais participarão do curso de forma remota. Eles conhecerão em detalhes o Sistema de Cartas-Consulta Digitais do FCO e poderão tirar dúvidas sobre o preenchimento de propostas na plataforma.

O processo de transição digital do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) teve início no ano passado, com o desenvolvimento da plataforma e a realização dos primeiros treinamentos de operadores, que foram colaboradores da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) e do Banco do Brasil. Os parceiros capacitados já começaram a receber e a elaborar propostas digitais. No caso do FCO Rural, as cartas digitais representaram 49,5% do total de propostas aprovadas pela Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado em janeiro.

A Seapa é uma das entidades que compõem o colegiado. “O objetivo é que muito em breve o processo de apresentação, análise e aprovação de cartas-consulta seja feito de forma 100% digital, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade e a transparência do sistema”, afirma o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. O gestor tem presença confirmada na abertura da Capacitação em FCO Digital, ao lado do presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, e do secretário de Estado da Retomada, César Moura – que é presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE).

Em 2022, a Câmara Deliberativa do Conselho de Desenvolvimento do Estado aprovou 1.423 cartas-consulta e autorizou R$ 1,7 bilhão em financiamentos do FCO Rural. Os projetos contemplados declararam a intenção de criar 2.590 empregos diretos em 163 municípios. A maior parte dos recursos — 77,4% — foi destinada a estabelecimentos rurais de mini, pequeno e pequeno-médio portes. “É uma das principais políticas públicas para o setor agropecuário goiano, e a modernização do sistema contribui para seu fortalecimento. Todos ganharemos”, avalia Mendonça.

[AGENDA]
Capacitação em FCO Digital

Data: 9 de fevereiro de 2023 (quinta-feira)
Horário: das 9 às 11 horas
Local: Espaço Inovacoop - Edifício Goiás Cooperativo (Av. Deputado Jamel Cecílio, 3.527 - Jardim Goiás, Goiânia-GO)
Inscrições: https://bit.ly/3kGPG39

Fonte: Seapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil lidera iniciativa de logística reversa de embalagens de agroquímicos
Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023