Importância do Brasil na alimentação mundial será tema de debate na Abertura da Colheita do Arroz

Publicado em 06/02/2023 11:01
Painel sobre o futuro da exportação de arroz também vai fazer parte da programação de palestras em Capão do Leão

A importância do mercado brasileiro na alimentação mundial e a Exportação de arroz: futuro x necessidade serão temas de painéis durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento vai se realizar entre os dias 14 e 16 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

Na terça-feira, dia 14, os painelistas Juandres Hörbe Antunes, do Grupo Moraes, de  Jaguarão (RS), e Jose Maria Gomez, da Trader Viterra, vão falar sobre a exportação de arroz. O painel terá a moderação de Caio Nemitz, produtor e cerealista de Manoel Viana (RS) e Alegrete (RS).  Os principais pontos a serem abordados neste painel serão a qualidade do arroz brasileiro e a alta dos preços internacionais em dólares.

De acordo com Antunes, a sua fala inicial será para dar parabéns aos produtores por terem conseguido atingir o recorde  de exportação base casca no ano passado. “Esta exportação é fruto do novo mercado aberto que foi o México”, enfatiza, colocando também que estas vendas externas regulam a oferta e demanda do mercado brasileiro, trazendo liquidez para o produtor. Segundo ele, o arroz do Brasil hoje no mundo já não é só mais preço, mas também qualidade. “As pessoas hoje enxergam que numa paridade de preço ou talvez um pouquinho mais caro, o nosso arroz vale a pena “, observa.

Em um segundo momento do painel, Antunes vai ressaltar o quão importante é dar atenção quando o porto está demandando e colocar um arroz de qualidade. Também vai abordar que o produtor  tem que estar ciente de que os preços internacionais em dólares estão em médias históricas. “Eles nunca estiveram tão altos durante tanto tempo e o produtor além de fazer a conta em reais, tem que transformá-la em dólares e perceber que quando bate determinado valor está valendo a pena fazer esta exportação”, lembra.

Na quarta-feira, será destacada a importância do mercado brasileiro na alimentação mundial com palestras do presidente do Sistema Farsul e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Pereira, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Elton Doeler. O painel terá a moderação do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho.

Velho salienta que as palestras vão mostrar o protagonismo do Brasil na produção de grãos e a relevância que o país tem com relação à exportação de grãos e de carne para o mundo. “É um painel de suma importância porque trará uma clareza do tamanho da participação do Brasil em vários mercados, como o mercado de soja, arroz e carne. Também falaremos um pouco sobre o mercado de milho”, ressalta.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terá como tema central "Arrozeiros como produtores multissafras”. O evento contará com mais de 130 expositores, sendo 34 nas vitrines tecnológicas, além da presença de mais de 30 caravanas de produtores. A programação terá ainda outros painéis que abordarão temas relacionados à mercado, gestão, tecnologias e rotação de culturas, e a realização da reunião da Câmara Setorial do Arroz.  

A programação completa assim como as inscrições para o evento, que ocorrerá de forma híbrida (virtual e online), e de forma gratuita, podem ser conferidas no site colheitadoarroz.com.br. A 33º Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio Premium do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Irga.
 

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil lidera iniciativa de logística reversa de embalagens de agroquímicos
Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023