Importação de óleo de palma pela Índia cai em janeiro para mínima de 6 meses

Publicado em 02/02/2023 16:46

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) – As importações de óleo de palma pela Índia em janeiro caíram 31% em relação ao mês anterior, para o nível mais baixo em meses, já que um desconto menor em relação a óleos rivais levou as refinarias a aumentar as compras de óleos de soja e girassol, disseram cinco comerciantes à Reuters na quinta-feira.

A redução das importações de óleo de palma pela Índia, maior importador mundial de óleos vegetais, pode pesar sobre os preços do óleo de palma na Malásia, mas apoiar o óleo de soja e ajudar a Rússia e a Ucrânia a reduzirem seus estoques de óleo de girassol.

As importações de óleo de palma da Índia caíram para 770 mil toneladas no mês passado, a menor desde julho de 2022, segundo a média das estimativas dos cinco negociantes.

“O desconto do óleo de palma está diminuindo. Os compradores estão mudando para óleo de soja e girassol”, disse Sandeep Bajoria, presidente-executivo do Sunvin Group, corretora de óleos vegetais e firma de consultoria.

O desconto do óleo de palma em relação ao óleo de soja encolheu para menos de 300 dólares por tonelada, de 500 dólares em dezembro, disseram os comerciantes.

A participação do óleo de palma nas importações totais de óleo vegetal da Índia também caiu, recuando abaixo de 50% em janeiro, de 71% em dezembro, disseram eles.

As importações de óleo de soja da Índia em janeiro aumentaram 56% em relação ao mês anterior, para 395.000 toneladas, enquanto as de óleo de girassol saltaram 143%, para um recorde de 473.000 toneladas, disseram os comerciantes.

A Índia aumentou as importações de óleo de girassol, já que o produto tem sido negociado com desconto em relação ao óleo de soja nas últimas semanas, em meio aos esforços dos principais exportadores Rússia e Ucrânia para reduzir os estoques, disse um negociante de Mumbai para uma trading global.

O Mar Negro responde por 60% da produção mundial de óleo de girassol e 76% das exportações.

“Os embarques de óleo de girassol atingiram um nível extraordinário. Nunca pensamos que a Índia pudesse importar tanto óleo de girassol em um mês”, disse um negociante de Cingapura.

As importações de óleo comestível pela Índia no primeiro trimestre do ano comercial de 2022/23 –que começou em 1º de novembro– subiram acima de 4,5 milhões de toneladas, enquanto os estoques nos portos aumentaram acentuadamente, disse um negociante de Nova Délhi.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia. Importa óleo de soja e girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil lidera iniciativa de logística reversa de embalagens de agroquímicos
Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023