Mais de 360 produtores rurais foram capacitados para o uso seguro e eficiente da energia elétrica em propriedades rurais em 2022

Publicado em 01/02/2023 13:04

Promover a segurança no campo e transmitir conhecimento aos produtores rurais sobre o uso eficiente da energia elétrica é o foco de um projeto da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER). A iniciativa teve início em 2021 como projeto-piloto e foi implementada em 2022 com a concretização de 25 treinamentos, que capacitaram mais de 360 pessoas. O programa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais dos municípios onde é realizado o programa Encadeamento Produtivo.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, enfatiza que a iniciativa é fundamental para promover o desenvolvimento do campo, pois além de aumentar a segurança por meio de orientações sobre prevenção de possíveis acidentes envolvendo equipamentos elétricos, auxilia na redução de custos. “Uma boa instalação nas unidades produtivas melhora a eficiência energética, gera economia significativa na conta de luz e, consequentemente, traz resultados financeiros aos produtores”, reforça.

A demanda surgiu após um diagnóstico realizado em 2021 por meio do Programa “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite”, desenvolvido com a parceria do Sebrae e outras instituições, que identificou oportunidades de melhorias no aspecto relacionado à segurança do produtor rural no campo.

O assessor de suinocultura da Aurora Coop, Sandro Luiz Treméa, explica que após realização do projeto-piloto com treinamento na Alfa em Coronel Freitas, o cronograma de capacitações foi validado. Em 2022 colocamos em prática os eventos e tivemos retornos muito positivos das cooperativas. Para este ano, as expectativas são as melhores e as atividades seguem com 22 treinamentos programados”.

De acordo com o engenheiro eletricista e instrutor do FCTER, Fernando Vieira da Rocha, o curso oportuniza transmitir aos produtores conceitos básicos de eletricidade e, principalmente, sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica em propriedades rurais.

“O treinamento não visa capacitar o produtor no desenvolvimento de serviços em instalações elétricas, mas permitir que conheça os princípios de funcionamento das instalações mais comuns em propriedades rurais que têm como atividade produtiva a criação se suínos, aves e bovinos. Também leva conhecimento dos riscos que oferecem as instalações elétricas quando são executadas em desacordo com as normas técnicas e de segurança ou quando são mantidas em mau estado de conservação. Também ministramos noções e conceitos de eficiência energética aplicados às instalações elétricas em propriedades rurais”.

Encadeamento Produtivo

O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

Fonte: MB Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto dispensa reconhecimento de firma para registro de imóvel rural
Em São Paulo, Fávaro exalta a sanidade animal e os cuidados que o Brasil tem para evitar riscos
CNA participa do Congresso Brasileiro de Agronegócio em São Paulo
Brasil vive sério momento de insegurança institucional, diz Aldo Rebelo
RJ entre empresas do setor agropecuário diminui no 2º trimestre, mas é 8,5% maior na comparação com 2023
Políticas públicas eficientes em destaque no 13° Congresso da Andav