Reunião aborda a estiagem e seus efeitos na região sul no Rio Grande do Sul

Publicado em 10/01/2023 16:54

Nesta segunda-feira (09/01), na Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), foi realizada uma reunião com o objetivo de discutir o avanço da estiagem na região até o momento. Participaram o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini; o gerente regional e do adjunto, da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Clasen Maciel e Jair Seidel, respectivamente, além de prefeitos, secretários municipais de Agricultura e a representante da Coordenação Regional da Defesa Civil, Major Vanessa.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Ronaldo Clasen Maciel, palestrou sobre a estiagem e seus efeitos na região sul do Estado. Demonstrou os prejuízos e o destaque de perdas no milho, 30%; leite, 30%; e soja, 15%. Diante da perspectiva de evolução deste quadro, foram solicitadas algumas medidas urgentes ao governo do estado, para minimizar esta situação. De acordo com o gerente adjunto, Jair Seidel, estima-se até o momento R$ 450 milhões de perdas e poderá triplicar este número se não houver chuvas substanciais nos próximos 15 dias.

Os prefeitos solicitaram ao governo do estado a liberação de recursos para construções de poços artesianos, construções de açudes pelo Programa Avançar RS, construções de cisternas e liberação dos recursos de emenda parlamentar da bancada para aquisição de máquinas.

Outra consequência da estiagem na região é a falta de água potável para as famílias rurais, que estão sendo atendidas através de caminhões pipas na maioria dos municípios. Até o presente momento, nove municípios já emitiram decreto de emergência e os demais estão realizando levantamento de campo.

Fonte: Emater

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina, é a Capital Nacional da Meliponicultura
Sojicultura brasileira enfrenta novas batalhas com a Europa e a Moratória da Soja
A agricultura digital e a hiperpersonalização do agronegócio buscando soluções específicas e personalizadas para atividade rural
Ep #01 - Nova era da comunicação no agro vai focar as relações interpessoais
Mirando a COP 30, presidente da Aprosoja Brasil diz que países devem se inspirar nas boas práticas do agro brasileiro
CNA representará irrigantes no conselho nacional de recursos hídricos