Fertilizantes atingem melhor preço do ano de 2022

Publicado em 10/01/2023 15:21 e atualizado em 10/01/2023 16:03

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) alcançou o número mais favorável dos últimos cinco meses em dezembro de 2022, fechando o ano em 1,03 - ante 1,1 em novembro. Assim, os produtores rurais têm uma relação de troca e uma rentabilidade positiva. Esse cenário se deve à combinação de uma ligeira redução nos preços dos fertilizantes, associado com a apreciação das commodities.

Na média, houve uma redução de 6% nos preços dos fertilizantes, principalmente nitrogenados. Já os preços dos fosfatados se firmaram com a retomada da demanda no Brasil e estoques mais ajustados, confirmando reversão de tendência dos últimos meses.

Já as commodities subiram, na média, quase 1% na comparação com novembro, com recuperação de preços liderada pela cana-de-açúcar, de 2%. A soja ficou praticamente estável em relação ao ano passado, com um aumento de 0,02% em um cenário de boas expectativas de demanda chinesa, ainda que o plantio na América do Sul venha apontando para uma safra muito boa e com bastante oferta de produto. O milho manteve uma leve alta de 0,3%.

A expectativa agora é que o milho safrinha seja plantado dentro da janela ideal. A presença do La Niña chama atenção, mesmo que os impactos no Rio Grande do Sul e no Paraná ainda não possam ser mensurados.  

Fonte: Mosaic Fertilizantes

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sojicultura brasileira enfrenta novas batalhas com a Europa e a Moratória da Soja
A agricultura digital e a hiperpersonalização do agronegócio buscando soluções específicas e personalizadas para atividade rural
Ep #01 - Nova era da comunicação no agro vai focar as relações interpessoais
Mirando a COP 30, presidente da Aprosoja Brasil diz que países devem se inspirar nas boas práticas do agro brasileiro
CNA representará irrigantes no conselho nacional de recursos hídricos
Nova geração do Agronegócio fará a diferença na adoção de práticas ESG