Edegar Pretto, deputado petista ligado ao MST, vai assumir a Conab

Publicado em 06/01/2023 16:31 e atualizado em 11/01/2023 16:58
Anúncio veio do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, mas depende ainda de aprovação de conselho da estatal

O nome de Edegar Pretto (PT-RS) foi confirmado para presidir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que agora está na alçada do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O nome foi confirmado pelo titular da pasta, Paulo Teixeira, em coletiva de imprensa realizada em Brasília (DF) nesta sexta-feira (06).

A nomeação de Pretto ainda depende da aprovação do Conselho de Administração da estatal, segundo o Estadão.

Edegar Pretto (PT-RS) foi deputado estadual por três vezes e tentou na última eleição o governo do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Valor Econômico, ele é parceiro do MST (Movimento dos Sem Terra), inclusive já apresentou projetos e ações favoráveis ao movimento. Adão Pretto, pai de Edegar Pretto, falecido em 2009, foi um dos fundadores.

"Queremos ser o maior cliente da agricultura familiar", disse Pretto para o portal GaúchaZH ao confirmar indicação - Foto: Divulgação

Na coletiva em Brasília (DF), Teixeira disse que a escolha foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confirmando as especulações dos últimos dias. O ministro falou que a Conab nessa gestão atuará como uma empresa voltada para as compras públicas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que será direcionado para políticas do governo.

"O presidente Lula está fazendo um grande investimento no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A gente quer que a agricultura familiar forneça para o programa", disse Teixeira. Segundo ele, a Conab terá diálogo constante com o próprio Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária.

A fala de Teixeira está em linha com uma declaração do próprio indicado há pouco, nesta sexta, ao portal GaúchaZH. "Queremos ser o maior cliente da agricultura familiar", disse Pretto.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ep #01 - Nova era da comunicação no agro vai focar as relações interpessoais
Mirando a COP 30, presidente da Aprosoja Brasil diz que países devem se inspirar nas boas práticas do agro brasileiro
CNA representará irrigantes no conselho nacional de recursos hídricos
Nova geração do Agronegócio fará a diferença na adoção de práticas ESG
Bunge doa 10 toneladas de farelo de soja para alimentar abelhas no RS
Agro e Prosa Episódio 803 - O cultivo da cannabis medicinal no Brasil