Desde 2019, portos acumulam três grande prêmios nacionais e recordes de movimentação

Publicado em 26/12/2022 09:40
Desde 2019, foram 16 prêmios recebidos, mais de 30 recordes superados e o reconhecimento conquistado junto ao mercado, instituições nacionais e internacionais

A empresa pública Portos do Paraná acumulou nos últimos quatro anos uma série de conquistas, que beneficiaram toda a comunidade portuária do Estado. Desde 2019, foram 16 prêmios recebidos, mais de 30 recordes superados e o reconhecimento conquistado junto ao mercado, instituições nacionais e internacionais.

“Estes resultados são fruto do trabalho conjunto entre o Governo do Estado, autoridade portuária, trabalhadores e todas as empresas que atuam na atividade, em Paranaguá e Antonina, como operadores portuários, arrendatários e prestadores de serviço”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O Estado foi reconhecido pela melhor gestão portuária do Brasil por três vezes consecutivas no prêmio “Portos + Brasil”, entregue desde 2020 pelo Ministério da Infraestrutura. A Portos do Paraná obteve a melhor nota no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap) em todas as edições realizadas.

Em 2020, 2021 e 2022, a empresa pública também acumulou outros destaques na premiação, como execução dos investimentos planejados e variação do lucro operacional (EBITDA).

Na área ambiental, nos três últimos anos, os portos paranaenses foram certificados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com o primeiro lugar em Conformidade Regulatória e posição de destaque no desempenho ambiental, sendo o porto público de grande porte melhor avaliado do País.

Outro reconhecimento importante veio do Exterior. Nos últimos anos, a autoridade portuária paranaense foi convidada a participar da Conferência do Clima da ONU por três vezes: COP-25 (Madri, Espanha), COP-26 (Glasgow, Escócia) e COP-27 (Egito).

RECORDES – Mais de 30 marcas históricas foram superadas pela Portos do Paraná. Entre os dados contabilizados, destaque para a movimentação de cargas, por período, tipo de mercadoria, modal e até na quantidade de embarque e desembarque em um único navio, entre outros.

Na movimentação geral anual, foram três recordes: 53,2 milhões de toneladas (2019), 57,3 milhões de toneladas (2020) e 57,5 milhões de toneladas (2022).

Fonte: Agência de Notícias do PR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério confirma que China retomou compras de soja de alguns exportadores do Brasil Ministério confirma que China retomou compras de soja de alguns exportadores do Brasil
Aprosoja/TO participa de reunião com o Governo do Estado para fortalecer ações de prevenção e combate aos incêndios florestais Aprosoja/TO participa de reunião com o Governo do Estado para fortalecer ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
Pesquisas mostram recuo de investimentos em tecnologia e inovação no agro brasileiro
Ministro Carlos Fávaro se reúne com governador de Malanje
Corteva supera estimativas de lucro do primeiro trimestre com preços mais altos de sementes
Mudança de país: tendências, desafios e decisões