Brasil fica menos dependente de ativo para produção de fungicidas que combatem mancha alva e ferrugem
A Adama inaugurou na última quarta-feira (7) a 1ª fábrica do Brasil capaz da produção de protioconazol, um ingrediente ativo para fungicidas com foco no mercado de soja e algodão, somando-se ao complexo de Taquari. A unidade está localizada no complexo do município de Taquari, no Rio Grande do Sul.
Com a nova planta, o Brasil ganha uma maior independência do protioconazol, garantindo maior segurança de abastecimento para o produtor rural, como afirmou Romeu Stanguerlin, CEO da Adama Brasil.
“Para o produtor, isto é uma segurança. Ou seja, a produção nacional traz acesso e disponibilidade, já que reduz o risco de o produtor não receber o produto necessário para sua lavoura por conta de conflitos e desafios em outros países. Para o produtor de soja, por exemplo, será fundamental, pois a produção dos principais fungicidas para sua lavoura será feita aqui”, explica Stanguerlin.
Além disso, a nova unidade deve ser utilizada como um hub de sínteses da Adama, que poderão ser utilizadas para novos produtos. “Esta é uma planta multipropósito no Brasil cuja previsão de produção nos mantém entre os maiores produtores deste ativo no mundo”, frisou o CEO.
Para construir a nova fábrica, a Adama realizou um investimento de R$ 300 milhões, como parte do plano da empresa de dobrar a receita da operação brasileira e entregar cinco novos fungicidas para o mercado brasileiro nos próximos anos.
Com o objetivo de atender cada vez mais o produtor no que ele precisa, a ADAMA, que tem como promessa de marca escutar o agricultor, entender seus desafios e entregar soluções diferenciadas, vem incrementando seu portfólio, com produtos inovadores e exclusivos, além de serviços com tecnologias digitais.
Sustentabilidade
Do investimento de 300 milhões de reais, 30% foram em ações diretas de sustentabilidade. Desde o projeto até a construção da fábrica, foi pensado e planejado um processo sustentável que reduz o consumo de energia e de água e geração de resíduos. A fábrica também contará com sistemas de filtração dos gases e particulados, garantindo e seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais, evitando poluição atmosférica.
Desde o início de atuação no Brasil, a ADAMA vem desempenhando ações de forma a ter em sua cultura e em suas práticas fundamentos que permitam que a empresa contribua para a produção de alimentos de maneira sustentável.
“O Brasil tem uma participação muito expressiva na alimentação mundial e fazemos parte dessa cadeia, focando no desenvolvimento de soluções sustentáveis exclusivas para o agro no País. Por isso, ajudar os agricultores em seus desafios diários e contribuir para que o Brasil continue sendo um país que produz e que preserva também é nosso papel”, reforça Stanguerlin.
ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.