Dorival Finotti, proprietário da Enersugar Bioenergia, morre aos 73 anos

Publicado em 01/12/2022 13:24

Dorival Finotti, sócio-fundador da Enersugar Bioenergia, morreu em São Paulo na noite de quarta-feira (30/11) aos 73 anos. O empresário, que era figura importante no agronegócio da região do Vale Paranapanema, estava internado no Hospital Sírio-Libanês para tratamento de insuficiência respiratória e foi a óbito por volta das 20h30 devido a uma embolia pulmonar.

Nascido aos 6 de outubro de 1949 em Palmital (SP), Finotti cresceu no meio rural e dedicou grande parte da vida à agricultura. Nos anos de 1970, tornou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em tecnologia de sementes.

Depois de formado, passou a atuar na produção agrícola em propriedade da família em Palmital e a trabalhar como agrônomo de desenvolvimento de sementes na região de Assis, onde fixou residência e se casou em 14 de dezembro de 1977 com Amábile Schievano Finotti, com quem teve os filhos Gabriel Schievano Finotti e Marília Shievano Finotti.

Finotti teve uma importante atuação no setor rural no Estado de São Paulo e foi diretor da Associação Paulista dos Produtores de Sementes, da Cooperativa dos Cafeicultores da Média Sorocabana (Coopermota), do Conselho Estadual de Sementes e Mudas - Ministério da Agricultura e da Fundação IAC - Instituto Agronômico de Campinas. 

O agrônomo também fundou e presidiu a Biomavale, entidade voltada ao desenvolvimento de um polo biotecnológico na região do Médio Paranapanema que viabilizou a instalação do curso de Biotecnologia na Unesp de Assis. Finotti administrava há mais de 20 anos o Moinho Nacional, empresa de produção de derivados de trigo em Assis.

Em 2018, Finotti se associou ao irmão Dirceu para, junto com Sylvio Ribeiro, adquirir a planta industrial da falida Usina Pau D’Alho, em Ibirarema. Em 2020, a empresa entrou em funcionamento sob a denominação de Enersugar Bioenergia e voltou a produzir açúcar e álcool, com uma filosofia de moderna governança e de parceria com os produtores. Atualmente, o empreendimento finaliza sua terceira safra com bons indicadores de produção e eficiência nos processos. 

O corpo de Finotti foi transladado para Palmital e o velório ocorre na Funerária Santa Terezinha. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17 horas desta quinta-feira (01/12), no Cemitério Municipal. Lideranças políticas e entidades do agronegócio da região divulgaram notas de pesar e ressaltaram a importante contribuição do palmitalense pelo desenvolvimento econômico do setor rural no Vale Paranapanema.
 

Fonte: Enersugar Bioenergia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova geração do Agronegócio fará a diferença na adoção de práticas ESG
Bunge doa 10 toneladas de farelo de soja para alimentar abelhas no RS
Agro e Prosa Episódio 803 - O cultivo da cannabis medicinal no Brasil
Entendendo a rastreabilidade bovina | Ouça o Agro CNA/Senar #133
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Preço do leite continuou subindo
Podcast Foco no Agronegócio | Doença de Newcastle e a suspensão das exportações brasileiras