Presidente da CNA recebe jovens líderes do agro de Mato Grosso

Publicado em 25/11/2022 13:12
Comitiva de mais de 30 jovens visitou a sede da CNA, na quinta (24)

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu, na quinta (24), a visita de uma comitiva de mais de 30 jovens líderes do agro de Mato Grosso.

Os jovens de Guiratinga, Sorriso e Tangará da Serra foram os vencedores do concurso Famato Jovem 2022 e como prêmio vão conhecer instituições ligadas ao setor agropecuário sediadas em Brasília.

Durante a visita, João Martins afirmou que o futuro da agricultura está nas mãos dos jovens e também falou da importância de programas que estimulam lideranças jovens para atuar no setor rural.

Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato), Normando Corral, destacou o crescimento da atuação dos jovens no setor e disse que, no Brasil, a idade média dos produtores rurais é em torno de 45 anos, ao contrário de muitos outros países, onde essa média supera 70 anos.

“Temos observado muitos jovens atuando no agro, principalmente mulheres e isso é muito bom porque o setor precisa de sucessores”, ressaltou.

A programação da visita incluiu palestras sobre a estrutura institucional do Sistema CNA/Senar. O diretor técnico da Confederação, Bruno Lucchi, explicou o objetivo e o funcionamento de cada departamento da entidade e os principais projetos e programas que beneficiam a classe produtora rural.

Lucchi também citou os programas de formação profissional rural e promoção social e a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além das ações do Instituto CNA com foco na inovação e agropecuária digital.

Em seguida, o chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Nilson Leitão, falou sobre a atuação do setor junto às esferas políticas, enquanto o assessor de Relações Institucionais da CNA, Victor Ayres, falou sobre o trabalho da entidade junto ao Congresso Nacional e os principais temas discutidos pelo Poder Legislativo ligados ao agro.

Os jovens também assistiram a uma palestra do assessor técnico do Senar Central, Caio Vasconcellos, sobre o programa CNA Jovem e do consultor do Senar, Celso Garcia, sobre a mudança de “mindset” para os futuros líderes do agro.

A missão técnica, organizada pelo Senar Mato Grosso, segue até sexta (25). Os jovens também vão visitar a sede do Instituto Pensar Agro (IPA) e o Congresso Nacional.

Famato Jovem – É um programa realizado pela Famato, que teve início em 2022 para capacitar futuras lideranças do setor agropecuário do estado. No mês de outubro, os grupos que mais se destacaram foram premiados em uma cerimônia em Cuiabá (MT).

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova geração do Agronegócio fará a diferença na adoção de práticas ESG
Bunge doa 10 toneladas de farelo de soja para alimentar abelhas no RS
Agro e Prosa Episódio 803 - O cultivo da cannabis medicinal no Brasil
Entendendo a rastreabilidade bovina | Ouça o Agro CNA/Senar #133
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Preço do leite continuou subindo
Podcast Foco no Agronegócio | Doença de Newcastle e a suspensão das exportações brasileiras