Agro.BR fomenta cultura exportadora entre produtores de MS

Publicado em 17/11/2022 08:11
Programa do Senar/MS ensina todas as etapas ganhar alcançar clientes internacionais

2022 foi um ano importante para produtores rurais do Centro-Oeste que querem ir além da fronteira e alcançar mercados internacionais. O Agro.BR é um programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Apex Brasil e Senar/MS, que oferece consultoria gratuita em comércio exterior, de janeiro a julho deste ano, realizou 176 novos atendimentos a propriedades na região. O fortalecimento da cultura exportadora é tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (16).

Considerando somente o estado de Mato Grosso do Sul, em seis meses foram 89 cadastros acompanhados, 78 termos de adesão firmados, cinco planos de negócios executados, dois negócios gerados além de empresas capacitadas nos eventos presenciais e virtuais organizados pela CNA, Apex Brasil e Senar/MS, e outros 31 atendimentos com portfólios e vitrine virtual, plataforma onde as empresas são apresentadas em inglês e mandariam, oportunidade para divulgação mundial de produtos.

“Além do passo a passo para exportar, os produtores atendidos no Agro.BR recebem informações sobre mercado alvo e concorrência, adaptação de rotulagem para exportação, pesquisa de preço de produtos concorrentes vendidos em gôndolas em outros países, mapeamento de clientes, bem como capacitações que auxiliam na formação de preço, pagamentos, certificações, negociações e marketing internacional, tudo com o objetivo de preparar a empresa para as vendas fora do país”, explica a coordenadora do projeto, Nathalia Alves.

A diversificação das cadeias produtivas que buscam novas oportunidades também é uma máxima. O programa atende empresas das áreas de frutas e derivados, mel, peixes, leite e derivados, bebidas, café, erva mate, derivados da mandioca, entre outros.

Quer ir além? Acesse agrobr.org.br e conheça tudo sobre esta iniciativa. No site senarms.org.br você confere todos os cursos gratuitos oferecidos em todos o estado.

Fonte: CNA/Senar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes
undefined