Mapa coordena missão comercial brasileira na Arábia Saudita

Publicado em 11/11/2022 13:29
Objetivo é ampliar a participação brasileira nesse importante mercado árabe

Desde o início da semana, uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e empresários de vários setores do agronegócio brasileiro estão na Arábia Saudita em uma missão comercial, com o objetivo de promover networking, possibilidades de negócios e novas oportunidades para o setor, ampliando a participação brasileira nesse importante mercado árabe.  

A Missão Comercial Brasil- Arábia Saudita, que é a maior missão do agronegócio brasileiro já realizada no país, está sendo coordenada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, em parceria com a adidância agrícola e a embaixada do Brasil em Riade. O grupo conta com mais de 30 representantes de 17 empresas dos setores de açaí, xarope de frutas, carne bovina e de aves, peixes amazônicos, arroz, café verde, soja e pulses. O papel do Mapa na missão é promover encontros entre os empresários brasileiros e interessados sauditas.  

"A missão objetiva maior participação dos produtos brasileiros no mercado saudita  e diversificação na pauta exportadora que, atualmente é concentrada nas principais commodities produzidas no Brasil", avalia o adido agrícola em Riade, Adriano Perrelli Pestana de Castro.  

O Brasil é o principal fornecedor de produtos do agronegócio para o Reino da Arábia Saudita. Em 2021, o Brasil teve participação em 9% dos produtos agropecuários importados pelo mercado saudita, seguido pela Índia com 8%, Estados Unidos 7%, Emirados Árabes Unidos com 6 % e Argentina com 5%. O Brasil lidera as exportações de carne de frango, açúcar, soja, carne bovina e mantém papel de destaque na exportação de milho, trigo e bovinos vivos, com grande possibilidade de diversificação na pauta exportadora. 

Nesta quinta-feira (10) foi realizada reunião com a Federação de Câmaras do Comércio Saudita (FSC), onde os empresários brasileiros apresentaram seus produtos e oportunidades de negócios. Também já foram realizadas na capital, Riade, visitas às feiras ExpoHalal e Biofach Saudi Arabia, além de reuniões com importantes grupos varejistas como Lulu Hypermarkets, Al Othaim Markets e Alemunajem. No dia 13 (domingo) estão previstas reuniões com a rede varejista Panda Hypermarket e BinDawood Market no município de Jeddah. 

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova geração do Agronegócio fará a diferença na adoção de práticas ESG
Bunge doa 10 toneladas de farelo de soja para alimentar abelhas no RS
Agro e Prosa Episódio 803 - O cultivo da cannabis medicinal no Brasil
Entendendo a rastreabilidade bovina | Ouça o Agro CNA/Senar #133
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Preço do leite continuou subindo
Podcast Foco no Agronegócio | Doença de Newcastle e a suspensão das exportações brasileiras