Em vídeo, ministro da Agricultura refuta argumentos da lei da UE que restringe importação de produtos relacionados ao desmatamento

Publicado em 19/10/2022 14:40

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, divulgou um vídeo nesta quarta-feira (19) nas redes sociais refutando as informações ligadas ao projeto de lei que foi apoiado na União Europeia contra as importações de produtos agrícolas oriundos de áreas de desmatamento após 2019 e afirmou se tratar de uma medida "protecionista". 

"Se enganam aqueles que acham que as ações europeias têm como foco a questão ambiental. Se fosse assim, ao invés de levantarem barreiras à produção de alimentos em outros países, estariam trabalhando para reduzir seu consumo de combustíveis fósseis, a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa. Não é o que temos visto", afirma Monte no vídeo. 

O projeto de lei teve a 453 votos a favor no Parlamento Europeu, 57 contra e 123 abstenções. 

O dirigente da pasta ainda reforçou a sustentabilidade do agronegócio brasileiro e a credibilidade que os produtos brasileiros têm em quase 200 países e que a aprovação do projeto de lei pelos parlamentares europeus visa ainda "minar a competitividade" do Brasil no mercado internacional. 

Ainda assim, Montes falou sobre a necessária continuidade do combate ao desmatamento ilegal. 

"Temos sim trabalho a fazer com relação ao desmatamento ilegal, que estamos enfrentando, inclusive por meio do nosso rígido Código Florestal, buscando soluções para coibir definitivamente essa prática. Enquanto isso, seguiremos com o apoio de todos os produtores brasileiros, engajados para continuar fortalecendo a agricultura brasileira", disse. 

Veja o vídeo na íntegra:

Desde o último domingo (16), as buscas por informações sobre desmatamento explodiram. No Notícias Agrícolas, o conteúdo mais acessado no momento da busca, dados e esclarecimentos foi a entrevista do engenheiro agrônomo Ciro Siqueira, concedida em 19 de novembro de 2019, quando ele detalhou os números trazidos pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e fez uma leitura mais aprofundada sobre os mesmos, já que, como explicou, foram mal interpretados pela grande mídia.  

Veja mais:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MP não resolve problemas dos produtores gaúchos
Ovinocultura pagará menos imposto em SC
Mudanças nas regras de óleo de palma da Indonésia não afetarão exportação, diz governo
Com apoio do governo do estado, produtores rurais se unem para asfaltar 58,4 km da estrada de Alto Horizonte
Governo Federal sanciona política de manejo do fogo
Governo Federal assina decreto que regulamenta as atividades de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária