Campo Futuro apresenta impactos da alta dos preços de insumos nas cadeias agrícolas

Publicado em 05/10/2022 14:40
Circuito de lives promovido pela CNA começa no dia 24 de outubro

O circuito de lives do Projeto Campo Futuro, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 24 de outubro a 7 de novembro, vai apresentar os principais impactos dos preços dos insumos nos custos de produção de diferentes sistemas produtivos.

Neste ano, para as culturas agrícolas os técnicos do projeto levantaram informações de seis grupos de atividades (hortaliças; cereais, fibras e oleaginosas; frutas; café; cana-de-açúcar e silvicultura) em 76 municípios de 18 estados brasileiros.

Durante as lives, que serão realizadas a partir de 24 de outubro, de 9h às 10h, os participantes poderão entender como o custo de produção foi afetado com a elevação dos preços dos principais insumos, como os fertilizantes, defensivos e combustível.

“Os resultados trarão as peculiaridades de cada atividade e região, a análise da influência do custo de produção no desempenho financeiro da cultura praticada por cada produtor e também a competitividade de cada uma em âmbito regional”, explicou o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues.

Desde 2007, o projeto Campo Futuro já levantou os custos de produção de 66 atividades agropecuárias em 357 municípios diferentes. Os encontros para coleta de informações são chamados de painéis e reúnem produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos e federações de agricultura estaduais.

O projeto é realizado pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos e geração de informação para o gerenciamento rural.

Participe das lives e tenha acesso exclusivo às análises de custos por atividade agropecuária.

Confira a programação do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro:

24/10 – Pecuária de leite;
25/10 – Silvicultura;
26/10 – Cana-de-açúcar;
27/10 – Fruticultura;
28/10 – Aves e Suínos;
31/10 – Hortaliças;
01/11 – Cereais, fibras e oleaginosas;
03/11 – Cafeicultura
04/11 – Pecuária de corte;
07/11 – Aquicultura
08/11 – Evento de Encerramento do Circuito e Lançamento do Prêmio Campo Futuro.

Fonte: CNA/Senar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com ano safra completo, desembolso do crédito rural chega a R$ 400,7 bilhões
Com foco em "biocompetitividade", agro cobra coordenação público-privada, diz Abag
Vendas de diesel no Brasil crescem 3,77% em junho; gasolina recua 8,6%, diz ANP
Aos árabes, exportações avançam 26% no semestre; vendas para o mundo andam de lado
Quase 1,3 mil títulos de Regularização Fundiária Rural foram entregues pelo Governo de Minas no primeiro semestre de 2024
Índia recebe 9% a mais de chuvas de monções em julho, após junho fraco