SindiTabaco renova parceria para o Programa Milho, Feijão e Pastagens em Santa Catarina

Publicado em 30/09/2022 16:27
Renovação do acordo de cooperação técnica reuniu representantes de entidades do agronegócio catarinense. Promovido nos três Estados do Sul do Brasil, a iniciativa incentiva a diversificação e resultou no incremento de R$ 779 milhões na renda dos produtores em 2022.

Foi renovado no dia 27 de setembro, na sede da Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, em Florianópolis (SC), o acordo de cooperação técnica do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco. Conduzida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), a iniciativa reúne a estrutura de campo das empresas associadas e das entidades apoiadoras para divulgar as vantagens do plantio da safrinha e incentivar a prática de diversificação da propriedade. 

Assinaram o acordo o diretor de Agricultura Familiar e da Pesca, Hilario Gottselig; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catariana (Fetaesc), Walter José Dresch; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SC), José Zeferino Pedroso; o tesoureiro da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher; e o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke. 

“O setor do tabaco tem incentivado a diversificação após a cultura do tabaco há mais de três décadas. Ao aderir ao programa, os produtores podem ter um incremento real na sua receita, mas também protegem o solo ao mantê-lo coberto com uma segunda cultura, evitam a proliferação de pragas e ervas daninhas, economizam na alimentação dos animais e colhem alimentos para a subsistência da própria família. Tudo isso garante o sucesso do programa”, avalia o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke. Nos próximos meses, o programa deve ser renovado também no Rio Grande do Sul e no Paraná. 

Fonte: SindiTabaco

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com foco em "biocompetitividade", agro cobra coordenação público-privada, diz Abag
Vendas de diesel no Brasil crescem 3,77% em junho; gasolina recua 8,6%, diz ANP
Aos árabes, exportações avançam 26% no semestre; vendas para o mundo andam de lado
Quase 1,3 mil títulos de Regularização Fundiária Rural foram entregues pelo Governo de Minas no primeiro semestre de 2024
Índia recebe 9% a mais de chuvas de monções em julho, após junho fraco
Lucro da Bunge fica abaixo da expectativa no 2º tri