Plataforma Terram previne riscos socioambientais (ESG)

Publicado em 29/08/2022 17:13 e atualizado em 29/08/2022 18:20

Para evitar situações de risco como a investigação do MPF sobre 11 frigoríficos de Mato Grosso acusados de comprar bois de terras com trabalho escravo, desmatamento ilegal e áreas indígenas – noticiada pela mídia, em 22/8/2022 – três especialistas em tecnologia e análise aeroespacial criaram uma plataforma orgânica de inteligência analítica que identifica falhas e oportunidades relacionadas a protocolos de governança ambiental e social (ESG) de frigoríficos, varejistas e demais elos da agroindústria em tempo real, a Terram.

Segundo um dos fundadores da startup Terram, o engenheiro de software  Carlos Alberto Martins, a plataforma se define como orgânica por integrar informações de 18 satélites (dados e imagens) em tempo real, num dashboard simples e prático que abrange 250 variáveis como: clima, solo, disponibilidade de água, aptidão agrícola, mecanização, alertas de queimada e de geadas, velocidade e direção de ventos, score socioambiental (ESG), e protocolos específicos de desmatamento, sobreposição de terras indígenas e trabalho escravo.

“Um produtor de cana de açúcar, por exemplo”, afirma Carlos Alberto Martins, “pode acrescentar, às variáveis citadas, informações como distância de sua fazenda até a usina mais próxima, o grau de declive do terreno ou o melhor momento da colheita, em vista das chuvas na região, passando pelos requisitos de conformidade exigidos pelo comprador de seu produto”.

“Para um ou vários pecuaristas”, acrescenta, “a solução fornece uma análise dos protocolos exigido por um grande comprador; para esse comprador e seus clientes – a frigoríficos, indústria, varejo, restaurantes – quantos e quais de seus fornecedores estão cumprindo os padrões de conformidade e normas legais exigidos, além de outras variáveis específicas como o potencial de rebanho.  

Para bancos e fintechs, a Terram consegue definir a pontuação de uma ou mais propriedades candidatas a uma linha de crédito, de modo a minimizar os riscos de financiamentos; ou avaliar o estado geral de suas atuais operações de crédito rural. O mesmo cabe nas operações de barter de fornecedores de sementes, insumos e máquinas agrícolas. A plataforma também pode ser acessada por corretor de imóveis, investidores ou transformadores que precisam precificar uma ou mais propriedades em suas decisões de compra e venda, arrendamento ou expansão de sua cadeia de suprimentos.

Fonte: Terram

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inteligência artificial é capaz de potencializar a eficiência operacional e a capacidade produtiva do agronegócio
Crédito no agronegócio: setor passa por momento de atenção, cautela e definição de investimentos, além de nova safra em andamento
Temas centrais como educação, agricultura e abastecimento ficaram de fora das eleições municipais, afirma Roberto Rodrigues
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Lei do Desmatamento Zero, Exportação de Carne, Greve dos Portos nos EUA, Biodisel, Feijões e Pulses
Agro e Prosa Episódio 851 - Os desafios da cadeia leiteira brasileira
ARP#358 - Os desafios da descarbonização da agricultura