Gerhard Bohne assume cargo de Sênior Advisor do Grupo Fienile

Publicado em 23/08/2022 10:19
A estratégia é parte da expansão da Startup para dar início ao ramp-up - processo de estruturação de crescimento acelerado da Tecnologia IRRILUCE

O Grupo Fienile dá início à fase de expansão da Tecnologia IRRILUCE, que em linguagem conhecida no universo das Startups quer dizer Ramp-Up, quando chega o momento do desafio de escalar rapidamente. A Tecnologia IRRILUCE é uma Startup do Agronegócio presente em lavouras de diferentes estados do Brasil que converge a tangibilidade das luzes artificiais com fins de suplementação outdoor, instaladas em módulos led em pivôs de irrigação (ou pivôs para áreas sequeiras) à intangibilidade dos pacotes de tecnologias que visam o melhoramento do solo, da capacidade nutricional, da capacidade hídrica do solo e da planta, e instrução de manejo, cujos resultados vêm sendo acompanhados e comparados por pesquisas em fase de validação.

O CEO do Grupo Fienile e criador da Tecnologia IRRILUCE, o agricultor Gustavo Alexandre Grossi, explica o momento pelo qual a empresa passa: “Nossos resultados já apresentaram entre 30% e mais de 50% de aumento da produção na lavoura, e já foram testadas 18 culturas, em diferentes estados com diferentes tipos de solo e de clima. A Tecnologia existe há oito anos, mas nos últimos três é que demos início à estruturação da primeira fase da Startup com os primeiros sistemas instalados e o acompanhamento com campos testes para a comparação e validação, o que nos permitiu conquistarmos resultados sólidos para chegarmos até aqui, nesta etapa de novos desafios e de nos estruturarmos para o momento do crescimento em escala”, explica.

A etapa de estruturação para um crescimento acelerado que se inicia agora leva a assinatura de Gerhard Bohne no cargo de Sênior Advisor do Grupo Fienile. Ele possui formação em Engenharia Agrônoma e mais de 35 anos de experiência no agronegócio. Por 34 anos esteve na Bayer, sendo por 13 anos CEO da divisão agrícola do grupo no Brasil. Entre muitas outras conquistas, liderou equipes com mais de mil pessoas, atuou para garantir o crescimento por meio de práticas sustentáveis e da transformação digital e acompanhou duas grandes integrações: uma com a Aventis e outra com a Monsanto.

Gerhard resolveu deixar a rotina corporativa da multinacional no início de 2021 para dedicar-se aos conselhos empresariais, mentorias e palestras. Atualmente integra o Conselho Administrativo e coordena o Comitê Estratégico da Boa Safra; é Conselheiro da Symbiomics Startup de Produtos Biológicos e é sócio da Cumbre, Startup de desenvolvimento de agrônomos. Seu objetivo é trabalhar com agricultura sustentável, desenvolvimento de pessoas e estruturação de empresas, e encontrou convergência com os objetivos do Grupo Fienile e Tecnologia IRRILUCE, com os resultados apresentados até hoje e vislumbrando o potencial de crescimento a partir de agora: “Acredito que a agricultura tem que mudar e seguir um padrão de sustentabilidade. O que a Tecnologia IRRILUCE oferece é um aumento de produtividade com sustentabilidade, ou seja, ela vem aumentar a produtividade das culturas em uma área que já está plantada, juntamente com todo um pacote tecnológico baseado em princípios de sustentabilidade que está sendo desenvolvido para sustentar essa produtividade em um padrão mais alto.” Pontua.

A experiência em multinacionais no mercado Agro aporta uma bagagem em estruturar empresa, achar parceiros corretos e aproximar o Grupo Fienile de fundos de investimentos. O Advisor irá prestar auxílio na estruturação que envolve a parte estratégica, contatos com clientes-chave, fornecedores, preparar a empresa, a equipe de implementação e aporte financeiro para este crescimento. Etapa que deverá ser concluída de 6 a 12 meses e que, inicialmente, terá como objetivo o Brasil, e em um segundo momento a expansão internacional. “A Tecnologia IRRILUCE é uma tecnologia única, uma vez aprovada ela mesma será uma alavanca para o seu crescimento. O Grupo Fienile já existe há oito anos, chegou a hora de estruturar, de profissionalizar, expandir, ter um modelo de negócio e atacar o mercado”, afirma.

Em relação ao momento pelo qual o Agronegócio passa, Gerhard explica que, se por um lado tem muita tecnologia vindo de pequenas e médias empresas, por outro lado elas encontram um agricultor cético e seletivo, que tem de “ver para crer”, e o potencial da Tecnologia IRRILUCE, que já tem um aumento comprovado de até mais de 50% no aumento da produção, apesar de se ter um investimento alto, conta com um público em potencial nos mais de 1,8 milhões de hectares irrigados no Brasil, cuja estrutura dos pivôs de irrigação já existe e pode ser adaptada para receber a tecnologia. “O agricultor investirá inicialmente para conhecer a tecnologia, e irá aumentar este investimento na medida da sua confiança em uma tecnologia que vai se provar no campo. O futuro do agro tem uma necessidade muito grande de se produzir mais alimentos e para isso a Tecnologia IRRILUCE vem contribuir para um bem maior, que é produzir mais em uma mesma área de plantio e com uma agricultura sustentável”, finaliza.

Fonte: Grupo Fienile

NOTÍCIAS RELACIONADAS

28 de Julho, Dia do Agricultor: Dia de histórias que têm transformado o destino do Brasil
Agro e Prosa Episódio 798 - Responsabilidade Ambiental, Social e de Governança do Grupo Bom Futuro
CNA FIAGRO: Desvendando o crédito ideal para o campo | Ouça o Agro CNA/Senar #132
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Doença de Newcastle no RS segue restrita a um caso
No Dia do Produtor Rural, conheça algumas iniciativas da Apta em prol de quem traz alimento para a população
Mapa reúne representantes do setor agropecuário mineiro para definir estratégias para recuperação e conversão de áreas degradadas