Gestão de vendas é fundamental para empresas do agro atingirem resultados
Passado o pior momento da pandemia de COVID-19, que resultou no fechamento de milhares de empreendimentos nos últimos dois anos, dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, mostram que 1,3 milhões de empreendimentos de pequeno, médios e grandes portes iniciaram suas atividades no país nos primeiros quatro meses de 2022. Se de um lado o número expressivo mostra o reaquecimento da economia, por outro é preciso conscientização do empresário para a realidade do mundo dos negócios, já que o Brasil tem um histórico de fechamento de empresas nos primeiros anos de vida.
No agronegócio, apesar de ser crescente a demanda mundial por alimentos e novas tecnologias, o alerta é semelhante: “Para se manter no mercado, as empresas precisam investir em aumento de produtividade e isso acontece por meio de ferramentas especializadas de gestão de vendas e relacionamento com o cliente”, explica o especialista Renato Borges, mestre em ciência da computação, eleito pela revista Forbes como um dos jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos e fundador da Agrointeli, detentora de um software de gestão agrícola e monitoramento e da Agrointeli CRM, a primeira plataforma de relacionamento e gestão de clientes 100% focada no agronegócio.
O CRM, que no inglês significa Customer Relationship Management é uma ferramenta que ajuda as empresas no gerenciamento de todo processo de vendas, seja por meio do levantamento e organização de dados quanto pela centralização das informações. Para Borges, a plataforma é fundamental para a gestão de processos dentro das empresas e crescimento das vendas. “As fazendas que num futuro próximo não tomarem decisões a partir de dados vão quebrar. Vemos uma demanda muito forte da profissionalização do processo de vendas. Empresas que automatizaram suas rotinas de vendas tiveram 16% mais probabilidade de atingir metas mais agressivas”, afirma.
Vendedor do agro precisa se reinventar
Gestores e vendedores de segmentos como tecnologia, varejo e serviços, que utilizam ferramentas de CRM, superam as metas agressivas em 25% ou mais. Por que não trazer isso para o agro? É com esse foco que Borges defende a importância da aplicação de uma boa e eficaz gestão de vendas. “O futuro de vendas do agro é trazer as informações que os vendedores e consultores a campo precisam em um contexto certo e no momento adequado para que o trabalho deles seja otimizado. A ferramenta ajuda na implementação de técnicas de vendas para que as empresas desenvolvam uma equipe qualificada e preparada para superar suas metas e fidelizar clientes”, diz.
A ferramenta Agrinteli CRM pode ser utilizada de forma off-line, conta com indicadores de performance dos vendedores e ajuda a empresa a melhorar a gestão da equipe de campo, uma vez que promove a otimização do planejamento das empresas e as ajuda a ganhar agilidade no envio de propostas e visitas, fornecendo relatórios personalizados.
Borges explica que um dos focos da plataforma é proporcionar ao usuário um sistema prático de entender e manusear, fazendo com que os vendedores e gestores comerciais a campo ‘batam o olho’ e consigam detectar gargalos e necessidades a serem solucionadas. “Nesses últimos anos nós ajudamos os clientes a tomarem decisões assertivas a partir da análise de dados dentro da porteira. Agora, ampliamos essas soluções para fora”, completa Borges.
Presente no mercado há cinco anos, a Agrointeli vem se consolidando como um ecossistema de soluções para o agronegócio. Além da ferramenta de CRM, a empresa monitora mais de 500 fazendas e um milhão de hectares, em 19 estados brasileiros e cinco países, e acaba de apresentar ao mercado sua nova identidade visual, com novo site (www.agrointeli.com.br/) e logomarca.