Dia do Agricultor: novo perfil do homem do campo impulsiona novas práticas
Em 28 de julho celebramos o Dia do Agricultor. Presente do plantio à colheita, este profissional é um dos principais responsáveis por um agronegócio brasileiro cada vez mais competitivo e relevante para a economia mundial.
Segundo dados divulgados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em maio de 2022, as exportações do agronegócio brasileiro atingiram um total de US$ 15,1 bilhões, o que representa um crescimento de 13,8% em relação a maio de 2021. No acumulado no ano até o referido mês, o avanço é de 28,9%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O agronegócio, portanto, permanece pujante e foi um dos setores mais resilientes durante a pandemia. Nesse cenário, o trabalhador rural é peça fundamental.
Mas, para que estes índices possam continuar em uma tendência de alta, o homem do campo vem se adaptando às inovações impostas pelo mundo moderno. Sustentabilidade e tecnologia são as novas palavras de ordem do agronegócio brasileiro.
O estudo “Inovação no agronegócio e a qualificação do produtor brasileiro na era digital”, lançado recentemente pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, em parceria com a CropLife Brasil, associação que reúne as principais empresas que atuam nos segmentos de sementes, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos, revelou que o setor agrícola está inserido em um contexto de grandes desafios, que impulsionam transformações no seu modelo de negócio. Sem dúvida, o avanço nessa jornada vai exigir, cada vez mais, acesso à inovação. O levantamento, realizado pela Fruto Agrointeligência, ouviu 384 produtores brasileiros.
Na faixa etária entre 25 e 44 anos, correspondente a 58% dos pesquisados, foi constatado que 95% deles têm maior familiaridade em relação ao uso da internet na busca por informações sobre o clima, técnicas ou cotações, enquanto esse percentual cai para 60% entre aqueles acima de 55 anos. Em ambos os casos, o principal acesso se dá pelo uso de smartphones (38,5%).
A pesquisa ainda mostrou uma tendência de crescimento no uso de produtos biológicos (57,9%) com o passar dos anos, de forma isolada ou em associação com os defensivos químicos, que são utilizados pela maioria dos respondentes (97,7%). Isso reflete uma busca por alternativas de baixa toxicidade, em atendimento às exigências dos consumidores, cada vez mais interessados no consumo sustentável.
Alinhada a estas tendências, a Lavoro, vem protagonizando um movimento de digitalização das lavouras brasileiras. No País, a companhia marca presença nas regiões Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Norte (Tocantins e Rondônia), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Com três distribuidoras na Colômbia e um escritório no Uruguai, a empresa agora vislumbra oportunidades de negócios no Paraguai, Uruguai e Chile.
Já são mais de 55 mil clientes atendidos, por meio da sua presença física e digital, nas principais regiões agrícolas da América Latina. As principais culturas cobertas são: soja, milho, algodão, café, feijão, arroz, cana, trigo, citrus e pastagens.
Além da forte presença no campo, com uma equipe especializada de mais de 800 técnicos e engenheiros agrônomos em toda a América Latina, o grupo também vem apostando em soluções tecnológicas que otimizam e simplificam a vida do produtor rural.
Em 2020, a Lavoro colocou no ar seu canal digital de vendas, o CompreLavoro, capaz de atender às necessidades de agricultores, agrônomos e outros profissionais do agronegócio.
“A empresa segue agregando à plataforma digital diversos parceiros, como agtechs e fintechs. Além de insumos, o objetivo é conectar produtores e startups em prol de um agronegócio cada vez mais moderno e eficiente”, explica Ruy Cunha, CEO da Lavoro.
Já em 2021, a empresa lançou o aplicativo Minha Lavoro. Acesso a produtos e serviços diversificados; status de crédito; consumo e histórico de pedidos; antecipação de pagamentos; emissão de boletos; relatório de acompanhamento de campo; informações técnicas; pré-cotação de produtos e romaneio digital; além de serviços, como previsão do tempo, cotação do dólar, grãos e notícias do mundo agro, são algumas das funcionalidades já acessíveis por meio do App. O aplicativo também conta com a LIA, uma assistente virtual que visa proporcionar uma melhor experiência na jornada digital do usuário.
Outra busca do produtor rural tem sido por insumos mais sustentáveis. O portfólio oferecido pela Lavoro é amplo e conta com marcas líderes em sementes, fertilizantes, defensivos agrícolas, fertilizantes foliares, insumos biológicos, entre outros produtos inovadores para agricultura e pecuária. E, agora, acaba de lançar uma nova linha de fertilizantes especiais e adjuvantes: a Essenziale.
Com cinco linhas de produtos, Plantae, Vegetae, Florae, Produze e Performe, a nova marca é capaz de atender a todos os ciclos produtivos no campo. Com a Essenziale, o produtor rural tem à sua disposição insumos desenvolvidos com tecnologia de ponta, que o auxiliarão em maiores produtividades, com menores impactos ao meio ambiente.
“O mundo exige uma agricultura eficiente, porém cada vez mais alinhada aos compromissos socioambientais. Neste cenário, a Essenziale surge para ressignificar o que é realmente essencial para o campo: produtividade e eficiência, aliadas à sustentabilidade”, finaliza Cunha.