Malásia alerta para preços mais fracos do óleo de palma no 3º trimestre

Publicado em 25/07/2022 08:49

KUALA LUMPUR (Reuters) - Os preços do óleo de palma da Malásia permanecerão fracos durante a maior parte do terceiro trimestre deste ano, disse a ministra de commodities do país nesta segunda-feira, depois que a produtora rival Indonésia removeu sua taxa de exportação.

"Isso é inevitável à luz da concorrência mais acirrada da Indonésia --o maior produtor mundial de óleo de palma-- em sua busca para eliminar o máximo possível de óleo de palma de seu estoque existente", disse Zuraida Kamaruddin em comunicado.

Os preços de referência do óleo de palma bruto da Malásia subiram para níveis recordes no início deste ano, com a invasão da Ucrânia pela Rússia e uma proibição temporária de exportação pela Indonésia restringindo a oferta global de óleo comestível.

Mas os preços caíram para o menor nível em um ano nas últimas semanas, quando a Indonésia reverteu a decisão anterior de restringir as exportações.

A Indonésia retirou este mês sua taxa de exportação para todos os produtos de óleo de palma até 31 de agosto, após uma série de tentativas de aumentar as exportações e diminuir os estoques elevados. O país também está considerando remover uma regra de vendas domésticas para exportadores.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Líderes do Agro: De startup a gigante dos biológicos no Brasil
Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses
Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia