Exportações agrícolas da Ucrânia somam 2,5 mi t em junho, diz ministro

Publicado em 18/07/2022 08:02

KIEV (Reuters) - As exportações agrícolas da Ucrânia atingiram 2,5 milhões de toneladas em junho, ante 1,7 milhão de toneladas no mês anterior, graças ao aumento das exportações por portos fluviais do Danúbio, disse o ministro da Infraestrutura, Oleksandr Kubrakov, nesta sexta-feira.

A Ucrânia, um dos maiores exportadores mundiais de grãos e óleos vegetais, exportava 6 milhões de toneladas de grãos um mês antes de a Rússia invadir o país, em 24 de fevereiro.

As exportações caíram acentuadamente na primavera do Hemisfério Norte porque o país, que costumava exportar a maior parte de sua produção por meio de portos marítimos, foi forçado a transportar grãos por ferrovia através de sua fronteira ocidental ou através de seus pequenos portos fluviais no Danúbio.

"Desde março conseguimos aumentar o transbordo pelos portos do Danúbio para um milhão de toneladas", disse Kubrakov, acrescentando que abrir outra foz do rio Danúbio para o transporte aumentaria ainda mais os embarques.

As exportações de grãos para a temporada 2021/22, que terminou em 30 de junho, subiram 8,5%, para 48,5 milhões de toneladas, impulsionadas por fortes embarques antes da Rússia invadir a Ucrânia.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia
Soja 24/25: Compra de insumos para nova safra avançam no Brasil; aquisição de defensivos se destaca
Bahia tem potencial para chegar a 800 mil hectares de área agriculturável irrigada, diz especialista