CNA participa de reunião da Câmara Setorial da Borracha Natural

Publicado em 15/07/2022 15:23
Grupo se reuniu na quinta e abordou temas ligados à heveicultura

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (14), da Câmara Setorial da Borracha Natural do Ministério da Agricultura (Mapa), que abordou a sustentabilidade e os benefícios da cadeia.

O grupo discutiu como a heveicultura tem contribuído com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Além disso, foram apresentados modelos de sistemas agroflorestais, com a inserção da seringueira integrada a cultivos de banana e cacau, por exemplo.

“Foram demonstrados dados que comprovam a evolução positiva do aporte de carbono no solo e nas árvores quando da instalação desses sistemas ao longo dos anos”, afirmou Eduarda Lee, assessora técnica da CNA.

Discutiu-se também a necessidade de priorizar o registro de novos defensivos agrícolas para a heveicultura, principalmente porque novas pragas e doenças já acometem a seringueira em importantes produtores mundiais como Indonésia, Índia, Tailândia, Sri Lanka e China.

No Brasil, estudos e o monitoramento dessas pragas e doenças estão sendo realizados para evitar suas ocorrências e disseminação, como é o caso do fungo Pestalotiopsis sp. que causa desfolhamento precoce e severo das árvores. A representante da CNA na Câmara Setorial, Elaine Cristine, está colaborando com o monitoramento da doença, realizando visitas técnicas a produtores rurais.

A Câmara também tratou da construção de uma moeda digital como ferramenta de transação de créditos de carbono, visando à geração, comercialização, doação e utilização de ativo ambiental digital gerado por meio do sequestro de carbono na atividade, de forma rastreável, segura e economicamente viável.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peixe BR e associados conquistam suspensão de obrigatoriedade da atualização cadastral de aquicultores por 12 meses
Ações europeias caem após balanços decepcionantes
Objetivos do Brasil em debate técnico do G20 sobre tributação internacional foram alcançados, diz Rosito
Morre José Plínio Romanini, fundador do Grupo Vittia
Soja 24/25: Compra de insumos para nova safra avançam no Brasil; aquisição de defensivos se destaca
Bahia tem potencial para chegar a 800 mil hectares de área agriculturável irrigada, diz especialista