Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha tem presença de representantes do Oeste Baiano

Publicado em 07/07/2022 11:18

O 18º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha e o 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto, realizados em Foz do Iguaçu (PR), conta com a participação de produtores rurais do Oeste Baiano e representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A programação, que teve início na terça-feira (05), segue até a próxima sexta (08). 

Partindo da temática ‘Sistema de Plantio Direto: Preservando o solo, a vida e as futuras gerações’, agricultores, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas do Brasil e de diversos países, como Paraguai, Argentina, Peru, Chile, México, Estados Unidos e Portugal, participam do evento. 

A  comitiva oestina, que prestigia a programação no intuito de aprofundar conhecimentos e aperfeiçoar as práticas conservacionistas no Cerrado Baiano, é representada pelo gerente da fazenda Condomínio Santa Carmem, Rodrigo Missio, os produtores rurais, Odir Pradella, Felipe e Daniela Dowich, Carminha Missio, que também é  vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), o produtor conselheiro da Aiba e vice-presidente da Federação Brasileira do Plantio Direto (FEBRAPDP), Luiz Pradella e a analista ambiental da associação agrícola, Glaucia Araújo.

Durante o evento, foi lançado o livro ‘O Brasil possível’, biografia de Herbert Bartz, um dos precursores do plantio direto no Brasil. A obra recebeu o apoio da Aiba e Abapa e agradecimento público dos organizadores às entidades agrícolas. “Participar deste evento renova o compromisso em replicar e disseminar esse conjunto de práticas conservacionistas tão relevantes para a sustentabilidade ambiental, social e econômica na atividade agrícola”, destacou a analista ambiental, Glaucia Araújo.

Com participação na grade de palestras, Luiz Pradella fará apresentação sobre o tema ‘A Modernização da Agricultura e a Conservação Ambiental’ compartilhando as experiências exitosas, desenvolvidas através das ações dos produtores rurais associados a Aiba e parcerias público privadas.

“Um evento muito importante, com presença de pesquisadores, produtores e instituições envolvidas no Sistema de Plantio Direto. Esse encontro marca a comemoração dos 50 anos de plantio direto no Brasil, com homenagens aos fundadores, muitos não estão mais presentes, e a seus familiares. E nós, como Aiba, e Federação Brasileira do Plantio Direto, não poderíamos deixar de prestigiar e também apresentar resultados da modernização da agricultura com sustentabilidade realizadas no Oeste da Bahia, e relatar um pouco sobre essas experiências para o crescimento do sistema”, avaliou o produtor Luiz Pradella.

Fonte: Aiba

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Os próximos 25 anos serão os mais importantes da história da agricultura, adverte especialista
Gargalos logísticos motivam grupo de produtores e associações a construírem ou revitalizarem estradas no oeste baiano
“É preciso ficar melhor antes de ficar maior”, aponta professor Marcos Fava Neves sobre investimentos no agro
Índia deve importar recorde de óleos vegetais em julho com compras robustas de óleo de palma
A importância da formação e capacitação de trabalhadores no Agronegócio
Chefe francês recebe assistência técnica do Senar em Goiás