CNA analisa mercado de fertilizantes
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, na quinta (30), técnicos, presidentes e vice-presidentes das comissões nacionais da entidade para discutir o mercado de fertilizantes.
O encontro contou com uma palestra do representante da empresa StoneX, Marcelo Mello, que falou sobre o cenário mundial do produto.
Ele mostrou os preços dos produtos da fórmula NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) de 2008 a 2022 e disse que o aumento no preço atual é o maior da história.
Mello explicou que os preços ficaram muito altos por inúmeros fatores, como a crise do gás natural, restrições da Rússia e da China à exportação de fertilizantes, aprofundamento das sanções dos Estados Unidos à Bielorrússia e agora a guerra entre Rússia e Ucrânia.
"Esperamos para 2022 o encontro entre oferta e demanda, correções de preços e o final do ciclo de alta. Já para 2023/2024, poderemos ter uma acomodação das crises entre os países, Bielorrússia, Rússia e Ucrânia, retorno das exportações da China, novas produções de NPK e o mercado tende a operar em queda”.
O consultor também fez recomendações para a compra dos fertilizantes, mostrando um bom cenário de compra para nitrogenados, fosfatados e potássio no período de setembro a outubro de 2022. A partir de outubro, Mello afirma que é melhor o produtor esperar para ver o desenvolvimento dos preços que podem cair a partir de 2023.
“Os produtores de grãos ainda não está produzindo com prejuízo, mas com risco. Por isso, ele tem que dosar o uso”.
O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou sobre as ações que a confederação tem proposto para reduzir a dependência do produtor brasileiro dos produtos importados.
Entre as ações proposta pela CNA, estão a ampliação de estudos geológicos no Brasil para mapear o potencial de produção nacional, a defesa do uso de remineralizadores como ferramenta de manejo para melhoramento do solo e apoio à aprovação do Projeto de Lei nº 3.507/2021 que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert).