Biológicos levam sustentabilidade para o campo

Publicado em 27/05/2022 11:52
Nutrien lança linha de produtos biológicos para o agricultor brasileiro ter opções de produtos e proteger a produtividade

Com a finalidade de oferecer um serviço de maior e melhor qualidade, sustentável e conectado às tendências e às necessidades dos agricultores brasileiros, a Nutrien Soluções Agrícolas lança Loveland Bio, uma linha de produtos biológicos ecologicamente corretos, que usam tecnologias de referência que não causam efeitos negativos no ambiente. Com o lançamento de sete produtos focados para a cultura da soja nesta safra, a Nutrien pretende ajudar o agricultor a proteger sua lavoura. A empresa é uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas.

“Estamos investindo em soluções integradas que atendam às necessidades dos agricultores em busca de sustentabilidade para ajudá-lo a atingir maiores produtividades. Vamos expandir as ofertas de soluções com tecnologias inovadoras ao longo do ano, sempre com o propósito de oferecer os melhores produtos, serviços e soluções que atrelem inovação, segurança e tecnologia para potencializar os resultados dos nossos clientes”, explica a gerente de produtos biológicos da Nutrien para a América Latina, Flávia Teixeira. Segundo ela, as soluções de Loveland Bio são eficientes no manejo de pragas e doenças e ativam o sistema de defesa da planta, estimulando o crescimento natural das raízes e propiciando a melhoria da atividade biológica no solo. Com isso, o agricultor terá uma safra com mais qualidade e produtividade.

Para criar essa nova linha, os pesquisadores da Nutrien foram a campo e organizaram diversas rodas de conversa nos Centros de Experiências com o objetivo de entender as dores dos agricultores das regiões atendidas pela empresa (GO, TO, MS, MG e SP). Agora, esses novos produtos somam-se aos nutricionais e defensivos Loveland, marca da Nutrien e líder global com 50 anos de atuação. Com isso, a empresa integra soluções sustentáveis ao seu portfólio para os produtores e consumidores, que ajudam toda a cadeia do agro e contribuem com a sociedade.

“Além de serem produtos de origens biológicas e sustentáveis, os organismos presentes em sua composição diminuem a chance das pragas e doenças que atacam as plantas desenvolverem resistência aos seus mecanismos de ação. Outra grande vantagem, é a melhoria da atividade microbiana do solo, que beneficia o desenvolvimento das plantas em um ambiente mais equilibrado. Como um dos ativos mais valiosos na produção agrícola, a proteção e regeneração do solo são essenciais para a vida no planeta. Os insumos biológicos fortalecem o cultivo, integram o manejo e trazem simplicidade no dia a dia do produtor rural de maneira prática e eficiente”, afirma o diretor de P&D e Regulatório da Nutrien para a América Latina, João Oliveira Jr.

A linha de produtos biológicos Loveland Bio ainda contará com um tratamento de sementes industrial que irá auxiliar o produtor a ter melhores resultados na lavoura. De acordo com o gerente de tratamento de sementes da Nutrien, Hugo Arantes Carlos, o TSI industrial é feito com maquinário de altíssima precisão, capaz de assegurar que, em todas as sementes recebidas pelos agricultores, as doses adequadas para a melhor eficiência dos tratamentos estejam presentes, além de preservar os microrganismos existentes nos produtos biológicos com o uso de bio-protetores e compatibilizantes.

“Oferecer um pacote de soluções de TSI com produtos biológicos tem um grande valor. Além de proteger contra pragas, doenças e nematóides, também adiciona micronutrientes essenciais para as plantas e outros ativos que podem ser benéficos aos estágios iniciais da lavoura e seu desenvolvimento posterior, afinal, tudo começa pela semente. Os produtos biológicos não só fortalecem a proteção oferecida à planta pelo TSI, como contribuem com a saúde do solo, na medida em que a semente passa a ser um veículo para estes microrganismos que enriquecerão a biota do solo”, explica o gerente.
Resultados comprovados
Loveland Bio conta com sete produtos eficientes para o controle de lagartas (Falsa medidera e Spodoptera frugiperda), mosca branca, antracnose, DFC's, mofo branco, podridão radicular, nematóide e ferrugem asiática. São eles: Bio Tramo que é um bionematicida; Bio Tribal, Bio Inclusion SF, Bio Inclusion CI que são bioinseticidas; Bio Venci e Bio Braza que são biofungicidas; e Saori, um peptídeo exclusivo Nutrien – todos para a cultura da soja.

O produtor rural da região de Uberlândia/MG, Cleiton José de Moraes, testou a solução biológica Nutrien no Tratamento de Sementes (TSI) composta por 3 produtos biológicos (bionematicida, biofungicida e peptídeo) na safra 2021/2022, visando sanidade. E constatou que, durante todo o ciclo, os talhões com os produtos obtiveram resultados superiores aos que não contavam com a solução biológica, principalmente em relação ao grupo de doenças que se caracteriza por incidir sobre a soja no final do ciclo de desenvolvimento da cultura, as DFCs - Doenças de Final de Ciclo. “Tive o incremento de duas sacas em relação ao meu padrão. Fiquei muito satisfeito e vou investir ainda mais nessa tecnologia. Acho muito importante que nós, agricultores, estejamos sempre abertos para novas soluções”, comemora o produtor.

Fonte: Nutrien

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil dá andamento à nova temporada de olho no clima, mas também nas exigências da Europa
Preços do trigo deverão ser favorecidos por boas notícias vindas do cenário econômico global, afirma especialista
Boatos sobre recuperação judicial atrapalham investimentos no agronegócio, alerta economista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Digitalização, Plantio de Qualidade e Acordo de Livre Comércio
Agro e Prosa Episódio 846 - Ações antiestresse bióticos e abióticos
ARP#357 - Traduzindo o campo: o papel do audiovisual no setor rural