Países da América Latina e Caribe assinam acordo para gestão coordenada de fronteiras

Publicado em 19/05/2022 17:33

SÃO PAULO (Reuters) – Representantes de 11 países da América Latina e Caribe assinaram um Acordo de Reconhecimento Mútuo Regional (ARM) para integrar a gestão das fronteiras da região, no intuito de fortalecê-la no comércio global, disse à Reuters o coordenador executivo do Instituto Aliança Procomex, John Mein.

A gestão coordenada de fronteiras depende de uma interrelação entre diversos órgãos nos âmbitos sanitário, fitossanitário e agrícola, e a assinatura do acordo contou com aduaneiros dos 11 países.

“Não foi uma discussão a nível de produto agrícola específico, é muito mais a busca de melhoria de processos para que haja menos ônus de tempo e imprevisibilidade ao cruzar fronteiras”, afirmou Mein.

Segundo ele, o próximo passo é implementar o acordo, alinhando procedimentos legais fronteiriços, e levar adiante a agenda de gestão coordenada.

O ARM foi firmado durante seminário internacional do Operador Econômico Autorizado (OEA), em São Paulo, promovido pelo Procomex em parceria com a Receita Federal do Brasil.

“Pioneiro no mundo, o acordo fortalecerá a América Latina e o Caribe no comércio internacional.”

O intendente aduaneiro da Superintendência de Administração Tributária (SAT) da Guatemala e vice-presidente da Região das Américas e Caribe, Werner Ovalle, ressaltou que o ARM Regional contará com 2009 operadores econômicos autorizados na América do Sul, na América Central e Caribe.

“Nós teremos uma região conectada, integrada, digital e competitiva”, disse ele em nota.

Estão envolvidos na parceria a Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

(Por Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil dá andamento à nova temporada de olho no clima, mas também nas exigências da Europa
Preços do trigo deverão ser favorecidos por boas notícias vindas do cenário econômico global, afirma especialista
Boatos sobre recuperação judicial atrapalham investimentos no agronegócio, alerta economista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Digitalização, Plantio de Qualidade e Acordo de Livre Comércio
Agro e Prosa Episódio 846 - Ações antiestresse bióticos e abióticos
ARP#357 - Traduzindo o campo: o papel do audiovisual no setor rural