Lucro da norueguesa Yara supera previsões em meio a preocupações com oferta de alimentos

Publicado em 27/04/2022 17:23

Por Victoria Klesty

OSLO (Reuters) – A fabricante norueguesa de fertilizantes Yara divulgou lucros acima do esperado nesta quarta-feira, com o aumento dos preços mais do que compensando o maior custo das matérias-primas, ao mesmo tempo em que reiterou sua preocupação de que a guerra na Ucrânia afete a oferta global de alimentos.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de janeiro a março, excluindo itens não recorrentes, subiu para 1,35 bilhão de dólares, ante 585 milhões de dólares um ano atrás, enquanto analistas em uma pesquisa fornecida pela empresa esperavam lucros de 1,14 bilhão de dólares.

Mas a Yara prevê um aumento dos custos com gás natural, que é usado no processo de fabricação de fertilizantes contendo nitrogênio. A empresa disse que espera pagar 1,15 bilhão dólares a mais pelo insumo no segundo trimestre do que no ano anterior, e 750 milhões de dólares a mais no terceiro trimestre.

As receitas da Yara quase dobraram no trimestre, para 5,9 bilhões de dólares, acompanhando um aumento dramático nos preços dos fertilizantes em meio a temores de escassez global de alimentos.

A empresa alertou ainda que a produção de alimentos da Europa pode ser limitada, já que a Rússia é responsável por um quarto do suprimento europeu de nutrientes de nitrogênio, potássio e fosfato para as culturas.

“Embora os negócios da Yara sejam flexíveis e resilientes, o impacto da guerra na segurança alimentar global será dramático”, disse o CEO Svein Tore Holsether em comunicado.

À Reuters, o executivo disse que a companhia ainda está operando na Ucrânia, fornecendo a agricultores apesar dos perigos envolvidos. “Conseguimos levar fertilizantes para a Ucrânia há algum tempo, em colaboração com nossos funcionários para suprir esse mercado”, disse.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boatos sobre recuperação judicial atrapalham investimentos no agronegócio, alerta economista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Digitalização, Plantio de Qualidade e Acordo de Livre Comércio
Agro e Prosa Episódio 846 - Ações antiestresse bióticos e abióticos
ARP#357 - Traduzindo o campo: o papel do audiovisual no setor rural
Governo destina R$998 mi para estoques públicos; Conab lançará contratos para arroz
Produção de ração no Brasil aumenta 1,4% no 1ª semestre, diz Sindirações