Divulgada a lista de abril com produtos com direito a bônus do PGPAF

Publicado em 08/04/2022 11:24

A lista com os produtos receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) já está disponível. O documento foi publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira (8). A relação é atualizada mensalmente. A lista entra em vigor no próximo dia 10 de abril e tem validade até o dia 9 de maio. Foram incluídos o açaí no Acre e no Amapá, além do cacau cultivado (amêndoa) no Amazonas.

A Companhia Nacional Abastecimento (Conab) é o órgão responsável pela realização do cálculo da subvenção. O bônus é oferecido pelo governo federal com base no valor médio de mercado.

A lista manteve o bônus no caso da banana, nos estados de Alagoas e Pernambuco, do feijão caupi no Amapá, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, da juta/malva embonecada para o Amazonas, e do maracujá no Ceará. Por outro lado, a banana no estado cearense, e o feijão caupi e o maracujá, ambos na Bahia, deixam de receber o bônus em abril.

O maior bônus concedido foi de 31,55%, para o maracujá, no Ceará. O segundo maior bônus foi dado para a banana, em Alagoas, com 28,17% e o açaí, 25,85%, no Acre.

O agricultor beneficiado pelo PGPAF utiliza o bônus como desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Clique aqui e acesse a lista completa na portaria publicada no Diário Oficial.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boatos sobre recuperação judicial atrapalham investimentos no agronegócio, alerta economista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Digitalização, Plantio de Qualidade e Acordo de Livre Comércio
Agro e Prosa Episódio 846 - Ações antiestresse bióticos e abióticos
ARP#357 - Traduzindo o campo: o papel do audiovisual no setor rural
Governo destina R$998 mi para estoques públicos; Conab lançará contratos para arroz
Produção de ração no Brasil aumenta 1,4% no 1ª semestre, diz Sindirações