Ministro da Agricultura da Ucrânia renuncia

Publicado em 24/03/2022 15:56 e atualizado em 24/03/2022 16:38

Por Pavel Polityuk

LVIV, Ucrânia (Reuters) - O ministro da Agricultura da Ucrânia renunciou nesta quinta-feira, alegando motivos de saúde, um mês depois que a Rússia lançou uma guerra que forçou um dos maiores produtores de grãos do mundo a interromper a exportação de alguns produtos agrícolas.

Em uma mensagem na Internet, Roman Leshchenko disse que uma séria condição de saúde exigia que ele deixasse o cargo. Ele disse que estava se retirando "com o coração pesado, mas com fé sincera no restaurado Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia".

O parlamento da Ucrânia anunciou que os legisladores votaram para aprovar a nomeação do legislador sênior Mykola Solskyi como seu substituto.

Solskyi é amplamente visto como uma figura importante por trás das reformas que abriram o mercado de terras na Ucrânia no ano passado, levantando uma proibição de longa data à venda de terras agrícolas.

A reforma foi planejada pelo presidente Volodymr Zelenskiy para abrir oportunidades de investimento no setor agrícola, embora a invasão da Rússia possa reduzir drasticamente a colheita de 2022 e as exportações na temporada 2022/23.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boatos sobre recuperação judicial atrapalham investimentos no agronegócio, alerta economista
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Digitalização, Plantio de Qualidade e Acordo de Livre Comércio
Agro e Prosa Episódio 846 - Ações antiestresse bióticos e abióticos
ARP#357 - Traduzindo o campo: o papel do audiovisual no setor rural
Governo destina R$998 mi para estoques públicos; Conab lançará contratos para arroz
Produção de ração no Brasil aumenta 1,4% no 1ª semestre, diz Sindirações